O Debate Diário começou entrando no ar às 12h. O projeto era dar a Florianópolis um programa em que os problemas da cidade fossem debatidos intensamente e também algo sobre o futebol – que teria talvez grande parte do tempo dedicado a ele.

Continua depois da publicidade

Ocorre que pela presença dos apresentadores muito identificados com o futebol, o programa migrou para o setor esportivo.

Quando cheguei a RBS (atualmente, NSC Comunicação), em novembro/dezembro de 1997, e estreei em 12 de janeiro no Jornal do Almoço, fui chamado a sala do diretor de jornalismo (Clayton Selistre) para projetarmos um debate diário. Assim foi. Alguns nomes que estavam em sua mesa por indicação não reuniram as condições para o que pensávamos de um debate.

A empresa tinha dois nomes que eram apresentadores da casa: J.B.Telles e Marcelo Fernandes. Além deles, levei comigo o comentarista, jornalista e professor, Paulo Brito – hoje também escritor. Fechamos os quatro primeiros nomes e, em pouco tempo, percebemos que duas horas de programa era muito.

Começamos um processo de enxugamento. Mudamos o horário para às 12h 45min, até entendermos que começar um programa faltando 15 minutos para a hora cheia também não era legal. Fixamos o horário às 13 horas .

Continua depois da publicidade

> Receba no seu WhatsApp notícias de Florianópolis e região

O programa caiu como uma luva no horário que virou referência do esporte no rádio catarinense.

A CBN melhorou a qualidade do seu som, o transmissor foi mudado, apresentadores aos poucos também foram sendo substituídos, e neste 19 de janeiro já se passam 23 anos no ar.

Ao longo do tempo, fizeram parte da equipe: Carlos Eduardo Lino, Flavio Roberto, Lauro Burigo, Miguel Livramento e Paulo Branchi.

Muitos foram os nomes famosos que passaram pelo Debate Diário, entre eles Dunga, Luiz Felipe Scolari e, recentemente, Tite – que foram técnicos da seleção brasileira. Muitos jogadores famosos, radialistas, apresentadores de televisão, inclusive, alguns foram direto dos centros de imprensa da Copa do Mundo – de onde transmitimos o debate em cada Copa a partir de 1998.

Atualmente, com alto índice de audiência, o Debate Diário tem Rodrigo Faraco, Salles, Janiter de Cordes, Chico Lina e Kadu Reis, em revezamento, apresentando o programa. Ele está em novo horário, às 11h da manhã, e no formato live.

Continua depois da publicidade

A mudança de horário não provocou nenhuma alteração de audiência, muito pelo contrário, agregou novos ouvintes.

> CBN Diário chega ao FM com programação renovada

A mesma importância, a mesma atenção ao nosso futebol, nomes importantes, de vez em quando, desfilam pelo debate que é feito com a mesma seriedade e responsabilidade.

Debate isento, razão e nunca paixão. Conteúdo profissional e análises de profundos conhecedores que vivem e respiram o futebol 24h por dia.

Orgulho de participar de uma equipe séria e comprometida, numa emissora que valoriza a informação e a liberdade de opinião.

Continua depois da publicidade

Neste momento de grande dificuldade, por conta da Pandemia, fomos brindados com uma estrutura excepcional que nos permite realizar o mesmo trabalho, como se estivéssemos no estúdio.

Leia também: 

> “Falaram que a partida seria paralisada”, diz médico do Avaí sobre caso Valdívia

> Ex-técnico de Avaí e Figueirense, Adilson Batista tem melhora após sofrer infarto