A observação que uso no título da coluna é do jornalista Paulo Vinicius Coelho e foi feita no 18º Congresso da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), em Florianópolis. Comentarista dos canais Globo, colunista da Folha de São Paulo, com forte opinião sobre o futebol, PVC participou do painel sobre “Cobertura Multiplataforma”, em meio a histórias vividas em Copas do Mundo.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Luciano Calheiros, gerente de esportes da NSC, e este colunista também estavam no debate, que fechou o congresso. O convidado especial do evento fez uma pequena análise da atual Seleção Brasileira relacionando-a a outros países, que também são candidatos ao título no Catar. Não há neste momento nenhum favorito. Tanto podemos ter a Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra na final, como poderá haver surpresa, segundo PVC.
> Roberto Alves: “Protagonistas e coadjuvantes do verdadeiro futebol”
O nome do jogador Raphael Veiga, do Palmeiras, foi lembrado para a Seleção. PVC concordou na performance atual do meia, mas ficou em dúvida sobre como seria o futebol dele com a camisa verde-amarela. Fiz uma intervenção para dizer que vejo ainda chances de Veiga ser convocado na última lista, que será enviada à Fifa.
Continua depois da publicidade
PVC deu uma aula sobre informação, credibilidade e o jornalismo atual que é praticado no Brasil. Segundo ele, a palavra mais importante hoje é informação. Ela precisa ser bem dada para que não haja dúvida. Checar é nossa obrigação. Notícia todo mundo dá e sem compromisso. Nós temos a responsabilidade de só divulgar depois de apurar todos os ângulos da informação. Simpático, atendeu a todos, concedeu várias entrevistas a emissoras de rádio e quando alguém lhe rotulou como a estrela do evento, discordou na hora. Disse simplesmente: “Sou jornalista”.
> Leia outras colunas de Roberto Alves
PVC deixou lições e recados importantes à nova geração da imprensa, lembrando que responsabilidade, fidelidade e seriedade acompanham o dia a dia de um profissional.
Convocação
Com a palavra o torcedor do Figueirense. Não estamos vendo-o no Estádio Orlando Scarpelli com a mesma frequência de outras épocas. Claro que a situação é outra. O simples fato de o clube estar em processo de recuperação torna a presença da torcida algo mais do que importante. Sábado, às 15h, para o torcedor alvinegro é uma convocação. O momento exige.
O jogo
É contra a terceira força do futebol cearense, o Ferroviário. No momento, a equipe está melhor colocada do que o Figueirense, que precisa dar um novo salto na tabela de classificação. Um time modificado em função das ausências de Oberdan, Serginho e Muriel. Quem sabe, o técnico Júnior Rocha encontra uma formação capaz de resolver alguns problemas técnicos do time.
Continua depois da publicidade
Surpresa
Anselmo Freitas deixando o Criciúma? O presidente simplesmente disse que gostaria de se dedicar ao clube, mas não está sendo possível. O problema é de saúde. Freitas sofre muito com os jogos do Tigre, tem pressão alterada e não está entregando a dedicação que gostaria. O estatuto não permite a renúncia. A solução: uma licença médica, até porque o vice Alexandre Farias já está no comando do clube no dia a dia.
No Mineirão
Bruno Silva, Jean Pierre, Muriqui e Bressan fora do time para o jogo deste domingo, dia 29, contra o Atlético-MG. Chance para o técnico Eduardo Barroca encorpar mais o meio-campo, fechando com um jogador a mais, por exemplo, Jean Kleber e Raniele com Eduardo e Galdezani à frente deles. Morato e Bissoli completariam o ataque. O jogo é às 19h. Que tal a sugestão, hein, Barroca?
Está perto
O Campeonato estadual de Remo não tem mais um campeão geral e sim por categorias. São elas: Escola, Junior, Sênior, Master e Para Remo (nova modalidade). Mesmo faltando ainda mais duas etapas para o término do campeonato, o Clube Náutico Francisco Martinelli tem vantagem sobre os demais concorrentes nas diversas categorias.
Grande trabalho
Nesi Furlani, por 20 anos ou mais transferiu o trabalho de casa para a Ressacada. A ex-diretora social deu por encerrado o trabalho no cube do coração, onde abriu as portas do clube para atender e promover eventos sociais, levando benefícios às comunidades carentes. No quadro “Sala VIP” do programa Giro Total deste domingo, dia 29, na CBN Floripa, parte do trabalho dela será revivido.
Continua depois da publicidade
Giro Total
> Urgente:
O presidente do Figueirense precisa urgentemente ir ao mercado. O clamor público pede um centroavante de ofício capaz de resolver a falta de gols. Nada contra quem está na função. A cada jogo crescem as reclamações do torcedor.
> Nada:
Um repórter da Condá, de Chapecó, me pergunta: “Que achas da situação da Chapecoense fora do campo?”. Nada, estou procurando o porquê de tudo que está vindo a público. Não acho.
> E o time chega?
Neste momento acho que não. Aliás, nenhum dos catarinenses está mostrando futebol para o acesso. Pode mudar. E tomara que mude.
> Liquidação:
CBF teve reunião com presidentes de federações e a diretoria para que mesmo? Vendas do avião e do helicóptero. É mole?
Continua depois da publicidade
Leia também:
> David Coimbra: amigo, parceiro e um escritor brilhante