A FIFA oficializou cinco substituições em uma partia oficial de futebol. Estava em caráter experimental. A UEFA, liga que rege o futebol europeu, discorda e quer a permanência de apenas três trocas. Não vai levar. A Fifa é a “proprietária” do futebol mundial.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nos bastidores há uma disputa ferrenha entre as duas entidades, que nunca se bicaram. A decisão foi em Assembleia Geral, ponto final até porque a mudança foi feita em atendimento a solicitação dos próprios atletas. A Uefa pode ter os domínios no restrito campo da Europa e nada mais. O aumento de 12 para 15 o número de atletas que agora poderão estar no banco de reservas também decisão aprovada.

> Para onde vai o Figueirense?

O que mais tomou o tempo da assembleia da International Football Association Board (Ifab) foi o VAR, que em alguns países tem causado aborrecimento para as confederações. Mais câmeras conclusivas, posição dos goleiros na cobrança de pênalti, enfim, tudo isso será observado até a Copa, como tempo de adaptação, embora a decisão esteja tomada. 

Continua depois da publicidade

Tudo aprovado, passa a constar nos próximos boletins da Fifa, que a partir de agora, se dedicará exclusivamente à Copa do Mundo. 

Provocação? 

O técnico da seleção da Espanha de futebol, Luis Enrique Martínez García, não se sabe a razão, resolveu falar do futebol sul-americano, para considerar a Argentina uma das favoritas à conquista da Copa do Mundo, ou a mais forte do nosso continente. Tem todo direito. O que mais chamou atenção foi a observação, em seguida: “Não esqueçam do Brasil. É forte”.

> Copa do Mundo: o Brasil é candidato não favorito

As razões do comentário foram questionadas e ele insistiu na força do futebol argentino. Todos sabem que os nossos vizinhos realmente disputam com o Brasil o melhor futebol da América do Sul, mas a declaração de Luiz Enrique soou como uma provocação.

Favoritos da Copa

A propósito, estamos nos aproximando de mais uma Copa do Mundo em que o Brasil chegará na condição de candidato ao título. Em uma análise geral dos 32 participantes, não vejo como acontecer alguma surpresa. Chegarão os países favoritos, como Alemanha, Bélgica e França. Vejo dois países em crescimento e que podem decidir: Holanda e Dinamarca. A vice-campeã Croácia também deve ser considerada. Alguma chance para Brasil, Argentina, Espanha e mais distante, Portugal e Uruguai.

Continua depois da publicidade

Ídolo merengue

Marcelo saiu cedo do Fluminense em direção a Madri. Lateral-esquerdo jovem e com muito futuro pela frente, fez história no Real Madrid, onde permaneceu por 15 anos e conquistou 25 títulos. Nenhum outro jogador tem o currículo iagual ao dele no Real.

marcelo-deixa-real-madrid
Marcelo deixou o Real Madrid na última semana (Foto: Pierre-Philippe Marcou, AFP)

Ao despedir-se do clube, Marcelo Vieira da Silva Júnior foi as lágrimas e fez questão de dizer que não estava se aposentando. A importância é tão grande para o Real, que o mestre de cerimônia da despedida foi o presidente do clube, que disse: “Marcelo chegou aqui com 18 anos e aqui se tornou homem e realizou todos os seus sonhos”. Fantástico!

Pouca chance

Os três representantes catarinenses na Série B do Brasileiro passam pouca esperança de acesso este ano. Como temos muitos jogos ainda pela frente, é possível até acreditar no Criciúma, pela força que tem demonstrado no projeto de retornar à elite nacional e em SC. O torcedor está carregando o time. É bom ver o espetáculo do Estádio Heriberto Hülse a cada jogo, com as arquibancadas lotadas. Brusque e Chapecoense não se definiram na competição. 

Liguei pra casa pedindo a mulher pra não dois os meninos dormir até eu chegar

Eduardo Barroca,

técnico do Avaí, abreviando a entrevista coletiva após o jogo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. Barroca já estava um tempo sem ver os filhos e aproveitou a passagem pela terra natal para passar em casa

Continua depois da publicidade

Giro Total

> Giro Total (1):

Ouvir o zagueiro Deodoro Trilha, 84 anos, falar do tempo dele no Figueirense é de emocionar. Foi o que fiz domingo passado no Giro Total da CBN Floripa. Lágrimas foram derramadas a cada lembrança. 

> Giro Total (2):

Neste domingo será a vez de receber o professor Iberê Rosa, outra bandeira do esporte, com relevantes serviços prestados ao futebol de SC. O Giro total começa às 14h.

> História:

Será dia 23 deste mês, às 19h, a inauguração do memorial do Clube de Regatas Aldo Luz, no Parque Náutico Walter Lang. Histórias e memória de um remo centenário.

> Retorno:

O projeto de recuperação do Figueirense está em franco crescimento. Na passagem dos 101 anos, o clube comemorou mais de 6 mil sócios, podendo atingir 8 mil até o final da Série C do Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Roberto Alves: Chapecoense finalmente aparece

Proibição de esportes com bola nas praias de Florianópolis vira debate na Câmara

Pista indoor de atletismo em Santa Catarina