O Conselho Técnico dos Jogos Abertos (Jasc) deste ano ocorrerá na quinta-feira (3) em Rio do Sul. O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, não deverá estar presente por conta de uma cirurgia programada para esta semana. O diretor técnico, Marcelo Brigadeiro, deverá representá-lo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Conselho Técnico determina e aprova locais das modalidades, tabela dos jogos e regulamento das competições. Os Jasc deste ano terão vários municípios como sede de algumas modalidades para diminuir o custo do evento.
Primeiro campeão
A modalidade Bolão 16, nos naipes masculino e feminino, será a primeira a definir o campeão da 61ª edição do Jasc. A competição acontece no dias 5 e 6 nas canchas da Sociedade Guaicarás, em Timbó, e na Sociedade Progresso, em Indaial.
A mudança de sede para a realização da modalidade foi aprovada pela Fesporte porque Rio do Sul, sede dos Jasc, não tem tradição na bola 16 e, sim, no 23. Timbó e Indaial são fortes candidatas ao título na bola 16. Florianópolis, Blumenau e Itajaí também estão entre os favoritos, segundo o presidente da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, Adalberto José Bilibio.
Continua depois da publicidade
Os Jasc de 2022 serão realizados entre os dias 11 e 20 de novembro.
Domingo sem futebol, mas com a responsabilidade pelo futuro do país
História
Nos Jasc de 1871, a cidade de Salete, hoje com pouco mais de 7 mil habitantes, foi destaque no atletismo graças a dois personagens. O Padre Bruno, como era conhecido o diretor do seminário Espirito Santo, e a jovem atleta Carmem Schreiber.

Carmem ganhou ouro nos 200 metros rasos e no salto em distância, bronze no salto em altura, no 4 x 100 e nos 800 metros. Distante 80 km de Rio do Sul, Salete, segundo matéria do jornalista Mário Medaglia, levou aos Jasc de 1971 uma delegação com 52 pessoas.
O Padre Bruno foi o maior incentivador do esporte em Salete, assim que chegou ao município em 1969. O talento para o atletismo levou uma delegação catarinense aos Jogos Estudantis brasileiros, onde ganhamos no salto em distância.
Carmem Schreiber é atualmente comerciante em Taió e reside em Salete.