Santa Catarina tem três representantes no Campeonato Brasileiro da Série B. Apenas um fez um ótimo primeiro turno chegando ao primeiro lugar. Hoje, estaria classificado para voltar à elite.

Continua depois da publicidade

Em compensação, em relação aos outros dois, um permaneceria (Avaí) na Série B e outro cairia (Figueirense) para a Série C, onde já estão Criciúma e Brusque.

Recomeço

Subir um dos três participantes não é mau negócio. O problema é outro cair para a terceira divisão, escapando apenas um. Três momentos distintos: acesso, permanência e queda. Dito isso, vamos ao entendimento de que a largada do segundo turno precisa ser boa para mandar sinais de esperança ao torcedor.

> Avaí visita o Náutico nesta sexta (6) na abertura do returno da Série B

O jogo

O Avaí está em nono lugar e somou 26 pontos no turno. Foi pouco. Pior ainda está o Náutico, que é o primeiro da zona de rebaixamento e somou apenas 19 pontos. O clube desabou com a saída do técnico Gilmar Dal Pozzo. Foi um tiro no pé dado pela diretoria. A colocação aliada à pontuação de cada um quer dizer pouco. Na prática, vamos ver um jogo no campo do adversário e o início de uma nova caminhada para melhorar a situação.

Continua depois da publicidade

> Avaí empresta zagueiro Eduardo Kunde ao Cuiabá, adversário na Série B

Como será 

Por jogar em casa, o Náutico tem o dever de propor o jogo. O Avaí será o mesmo de sempre enquanto dirigido pelo Geninho. Vai marcar e sair no contra-ataque.

Precisará trazer de volta ao time o volante Ralf, responsável por garantir um pouco a saída de Jean Martin, que também sabe se posicionar na proteção da zaga. A importância do trabalho de Pedro Castro está evidenciada na regularidade dos seus jogos.

Wanderson Ferreira de Oliveira, mais conhecido como Valdívia, no Avaí
Wanderson Ferreira de Oliveira, mais conhecido como Valdívia, no Avaí (Foto: Divulgação/Avaí)

Outro que vejo necessidade de voltar é Valdívia, para ser o quarto homem com mais liberdade de ação. No ataque, Rômulo e Ronaldo ou Gaston na ausência de Getúlio.

Na minha visão, que certamente não é a mesma do técnico Geninho, este é o Avaí de hoje. 

> NSC anuncia novidades em rádios: CBN Diário chega ao FM e CBN estreia em Joinville

Pereira já se despediu

O zagueiro e volante Pereira se despediu do Figueirense nesta sexta-feira (6), em sua rede social. O Atlético Goianiense deve ser sua nova casa até 2022. Justo no momento em que houve o encaixe técnico dele no time. Uma perda. Jogador formado na base, alguns anos de clube e cujo contrato terminaria em dezembro.

Continua depois da publicidade

> Pereira tem proposta do Atlético-GO e pode deixar o Figueirense

> De saída do Avaí, volante Wesley deve ter o mesmo destino de Daniel Amorim

Neste sábado

A largada alvinegra é contra o Operário de Ponta Grossa neste sábado (7), às 16h30, em casa. Time Paranaense começou muito bem a Série B e foi perdendo posição. Começa o returno em 12º lugar com 22 pontos, contra 19 do Figueirense. Uma vitória e o time da Ilha não só deixaria a zona de rebaixamento , como daria um bom salto na tabela de classificação.

> Avaí/Kindermann volta às semifinais do Brasileirão Feminino após eliminar o Inter

Mudança

Sem Pereira, o primeiro volante certamente será Arouca. Daí para frente, residem alguns problemas que o técnico Elano tenta resolver. O armador da equipe, por preferência do técnico, será Marquinho.

Os três homens de frente: Bruno Michels, Alexsandro e Diego Gonçalves. Certamente, o técnico usará Everton Santos, ainda mais que fez um gol no último jogo.

>”Saiu um peso das costas”, diz Everton Santos após voltar a marcar

Os novos

Podemos ver Léo Arthur, atacante recém-chegado do Mirassol; Lucas Barcelos, que veio do Fluminense; e até o Colombiano Mikolta, com mais tempo de jogo. Quem sabe Elácio, o outro Colombiano, pode aparecer na lateral direita.

Continua depois da publicidade

Expectativa para a concessão do efeito suspensivo ao zagueiro Alemão para ele jogar neste sábado.

> Caso Alemão: Figueirense pode comemorar, mas ainda é uma pena pesada

> Figueirense vai recorrer ao pleno do STJD para ter zagueiro Alemão no sábado

O maior favorito

Teoricamente, é jogo bom de jogar, para não dizer fácil. Não pode haver surpresa. Cabe à Chapecoense dar seriedade a este jogo de sábado à noite contra o Oeste, em casa.

Líder com cinco pontos à frente do segundo colocado contra o lanterna da competição. Lembrando que no futebol as coisas acontecem quando menos se espera. Não acredito que seja o caso. A superioridade dos catarinenses é muito grande.

> Semana movimentada no futebol catarinense

Série C

Em Volta Redonda, o jogo do Criciúma é neste sábado, às 15h. O tigre vem realizando uma campanha muito irregular, que no momento não passa confiança para classificá-lo entre os quatro e brigar pelo acesso. O clube está tumultuado em sua gestão.

Segunda à noite

O Brusque volta a jogar também pela Série C, segunda-feira (9), às 20h contra o Boa Esporte em casa. É favorito mas o lembrete também vale para o time catarinense. Superioridade é uma coisa vencer o jogo é outra. Precisa jogar para confirmar.

Continua depois da publicidade

> Avaí e Figueirense reforçam seus times para o returno

Série D

O Joinville recebe o Pelotas em casa neste sábado, às 17h. O Jec é o terceiro com 15 pontos, mesma pontuação do Pelotas, que é o segundo pelo regulamento. Chances de classificação.

O Marcílio Dias, outro catarinense do mesmo grupo, também está com 15 pontos ganhos. Permanece em 5º lugar, abaixo do Caxias, que é o quarto. O grupo está muito equilibrado.

> Criciúma perde para o Tombense pela Série C

Copa do Brasil

Flamengo contra São Paulo e Grêmio contra Cuiabá. Os vencedores desses dois jogos se encontram nas semifinais. Minha aposta: Flamengo e Grêmio.

Nas outras duas partidas, temos Internacional contra América Mineiro e Palmeiras contra Ceará. Não vejo chances para a zebra, mas ela pode aparecer. Acredito em Palmeiras e Internacional.

Continua depois da publicidade

Uma final? Aí temos que esperar.