Santa Catarina tem três representantes no Campeonato Brasileiro da Série B. Apenas um fez um ótimo primeiro turno chegando ao primeiro lugar. Hoje, estaria classificado para voltar à elite.
Continua depois da publicidade
Em compensação, em relação aos outros dois, um permaneceria (Avaí) na Série B e outro cairia (Figueirense) para a Série C, onde já estão Criciúma e Brusque.
Recomeço
Subir um dos três participantes não é mau negócio. O problema é outro cair para a terceira divisão, escapando apenas um. Três momentos distintos: acesso, permanência e queda. Dito isso, vamos ao entendimento de que a largada do segundo turno precisa ser boa para mandar sinais de esperança ao torcedor.
> Avaí visita o Náutico nesta sexta (6) na abertura do returno da Série B
O jogo
O Avaí está em nono lugar e somou 26 pontos no turno. Foi pouco. Pior ainda está o Náutico, que é o primeiro da zona de rebaixamento e somou apenas 19 pontos. O clube desabou com a saída do técnico Gilmar Dal Pozzo. Foi um tiro no pé dado pela diretoria. A colocação aliada à pontuação de cada um quer dizer pouco. Na prática, vamos ver um jogo no campo do adversário e o início de uma nova caminhada para melhorar a situação.
Continua depois da publicidade
> Avaí empresta zagueiro Eduardo Kunde ao Cuiabá, adversário na Série B
Como será
Por jogar em casa, o Náutico tem o dever de propor o jogo. O Avaí será o mesmo de sempre enquanto dirigido pelo Geninho. Vai marcar e sair no contra-ataque.
Precisará trazer de volta ao time o volante Ralf, responsável por garantir um pouco a saída de Jean Martin, que também sabe se posicionar na proteção da zaga. A importância do trabalho de Pedro Castro está evidenciada na regularidade dos seus jogos.

Outro que vejo necessidade de voltar é Valdívia, para ser o quarto homem com mais liberdade de ação. No ataque, Rômulo e Ronaldo ou Gaston na ausência de Getúlio.
Na minha visão, que certamente não é a mesma do técnico Geninho, este é o Avaí de hoje.
> NSC anuncia novidades em rádios: CBN Diário chega ao FM e CBN estreia em Joinville
Pereira já se despediu
O zagueiro e volante Pereira se despediu do Figueirense nesta sexta-feira (6), em sua rede social. O Atlético Goianiense deve ser sua nova casa até 2022. Justo no momento em que houve o encaixe técnico dele no time. Uma perda. Jogador formado na base, alguns anos de clube e cujo contrato terminaria em dezembro.
Continua depois da publicidade
> Pereira tem proposta do Atlético-GO e pode deixar o Figueirense
> De saída do Avaí, volante Wesley deve ter o mesmo destino de Daniel Amorim
Neste sábado
A largada alvinegra é contra o Operário de Ponta Grossa neste sábado (7), às 16h30, em casa. Time Paranaense começou muito bem a Série B e foi perdendo posição. Começa o returno em 12º lugar com 22 pontos, contra 19 do Figueirense. Uma vitória e o time da Ilha não só deixaria a zona de rebaixamento , como daria um bom salto na tabela de classificação.
> Avaí/Kindermann volta às semifinais do Brasileirão Feminino após eliminar o Inter
Mudança
Sem Pereira, o primeiro volante certamente será Arouca. Daí para frente, residem alguns problemas que o técnico Elano tenta resolver. O armador da equipe, por preferência do técnico, será Marquinho.
Os três homens de frente: Bruno Michels, Alexsandro e Diego Gonçalves. Certamente, o técnico usará Everton Santos, ainda mais que fez um gol no último jogo.
>”Saiu um peso das costas”, diz Everton Santos após voltar a marcar
Os novos
Podemos ver Léo Arthur, atacante recém-chegado do Mirassol; Lucas Barcelos, que veio do Fluminense; e até o Colombiano Mikolta, com mais tempo de jogo. Quem sabe Elácio, o outro Colombiano, pode aparecer na lateral direita.
Continua depois da publicidade
Expectativa para a concessão do efeito suspensivo ao zagueiro Alemão para ele jogar neste sábado.
> Caso Alemão: Figueirense pode comemorar, mas ainda é uma pena pesada
> Figueirense vai recorrer ao pleno do STJD para ter zagueiro Alemão no sábado
O maior favorito
Teoricamente, é jogo bom de jogar, para não dizer fácil. Não pode haver surpresa. Cabe à Chapecoense dar seriedade a este jogo de sábado à noite contra o Oeste, em casa.
Líder com cinco pontos à frente do segundo colocado contra o lanterna da competição. Lembrando que no futebol as coisas acontecem quando menos se espera. Não acredito que seja o caso. A superioridade dos catarinenses é muito grande.
> Semana movimentada no futebol catarinense
Série C
Em Volta Redonda, o jogo do Criciúma é neste sábado, às 15h. O tigre vem realizando uma campanha muito irregular, que no momento não passa confiança para classificá-lo entre os quatro e brigar pelo acesso. O clube está tumultuado em sua gestão.
Segunda à noite
O Brusque volta a jogar também pela Série C, segunda-feira (9), às 20h contra o Boa Esporte em casa. É favorito mas o lembrete também vale para o time catarinense. Superioridade é uma coisa vencer o jogo é outra. Precisa jogar para confirmar.
Continua depois da publicidade
> Avaí e Figueirense reforçam seus times para o returno
Série D
O Joinville recebe o Pelotas em casa neste sábado, às 17h. O Jec é o terceiro com 15 pontos, mesma pontuação do Pelotas, que é o segundo pelo regulamento. Chances de classificação.
O Marcílio Dias, outro catarinense do mesmo grupo, também está com 15 pontos ganhos. Permanece em 5º lugar, abaixo do Caxias, que é o quarto. O grupo está muito equilibrado.
> Criciúma perde para o Tombense pela Série C
Copa do Brasil
Flamengo contra São Paulo e Grêmio contra Cuiabá. Os vencedores desses dois jogos se encontram nas semifinais. Minha aposta: Flamengo e Grêmio.
Nas outras duas partidas, temos Internacional contra América Mineiro e Palmeiras contra Ceará. Não vejo chances para a zebra, mas ela pode aparecer. Acredito em Palmeiras e Internacional.
Continua depois da publicidade
Uma final? Aí temos que esperar.