A imprensa catarinense chegou a imaginar o Clube Atlético Tubarão como a sexta força do futebol Barriga Verde. Havia um projeto bem elaborado e definido dentro do que chamam de futuro do futebol, ou seja, do “Clube Empresa”.
Continua depois da publicidade
Chegou uma nova diretoria com propósitos internacionais para angariar recursos ao projeto, assumiu o desportista Luiz Henrique Martins Ribeiro e começou um novo tempo no futebol de Tubarão.
> Chapecoense no caminho de volta à elite
Não avançou muito. Montou-se um time, deu sinais de que chegaria a algum lugar e não chegou.
O Presidente deixou o clube com problemas de saúde e o futebol foi aos poucos descendo a ladeira. Foi rapidamente superado na corrida pelo Brusque, que hoje é a sexta força, buscando uma quinta posição bem possível com a campanha que vem realizando na Série C.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (15) ao ver o Tubarão jogando contra o Joinville pela Série D do Brasileiro cheguei a ficar triste. Com todo o trabalho que ainda possa estar sendo realizado, o futebol, que é a vitrine para o projeto decolar, deu pena. Foi goleado por 6 a 1 para o Joinville, que também está longe de ser o grande JEC campeão estadual por 12 vezes.
> Nat Guareschi reúne suas duas grandes paixões em novo trabalho
O Tubarão se expôs em nível nacional de uma forma tão ruim que, se havia alguma possibilidade do projeto decolar, ficou ainda mais difícil. Com a saída do presidente Luiz Henrique, a gestão ficou comprometida.
Uma pena que o outrora competitivo futebol de Tubarão, com seus dois representantes Hercílio Luz e Ferroviário, tenha sofrido uma queda brusca, a ponto do Tubarão cair para a segunda divisão catarinense, em que está o seu co-irmão da cidade.
Mais problemas com coronavírus

O Criciúma informou nesta quinta-feira (15) que mais um atleta foi testado positivo para a Covid-19. O clube não divulgou seu nome.
Continua depois da publicidade
> A dança dos técnicos no futebol brasileiro
O Tigre volta a campo no domingo (18) para enfrentar o Boa Esporte, em Varginha, Minas Gerais, pela Série C do Brasileiro.
Guga sobre Nadal: “Fantástico”

Numa live realizada na noite de quarta-feira (14) com o ex-tenista Flávio Saretta, o tricampeão de Roland Garros, Guga Kuerten, foi solicitado a opinar sobre a conquista recente de Rafael Nadal (13º titulo) do torneio aberto de Paris, em Roland Garros.
“Fantástico. Cada vez mais admirável, além do impossível. Parece que vem aí o 14º e ele tem boa chance de conseguir o 15º, disse Guga”.
> Tenista Bruno Soares faz história e vai à final de Roland Garros
E acrescentou: “Ele ganha jogando de qualquer forma, principalmente na reta final. Isso minimiza a forma como ele chega no torneio, ele cresce muito nas ultimas rodadas.”
Continua depois da publicidade
Polêmica no Alvinegro
A campanha do Figueirense na Série B do Brasileiro, que é a pior dos últimos anos (desde 2009), tem agora uma nova polêmica.
Com o grupo cheio de atletas e dirigentes infectados pelo coronavírus, com dificuldades até para montar os onze que entram em campo, discute-se a falta de empenho dos que estão, no momento, vestindo a camisa alvinegra.
> Figueirense desfigurado perde em São Luís
Os torcedores perceberam isso no jogo de terça-feira (13) em São Luiz do Maranhão.
É preciso dar como desconto o forte calor, o time desfigurado que entrou em campo e suas limitações. Mas isso não impede que os jogadores, no mínimo, lutem pelo escudo alvinegro.
Nesse jogo especificamente percebeu-se um certo desinteresse a partir do momento que o adversário anotou seu segundo gol. Na verdade, a partir dali faltavam apenas 20 minutos para terminar o jogo, tempo em que o time poderia ter mostrado um pouco mais de empenho.
Continua depois da publicidade
Outra discussão
Grande parte da torcida alvinegra que tem se manifestado pelas redes sociais ou nos programas de rádio quer a troca do técnico Elano. A maioria considera muito pequena a sua contribuição até agora. Não há muita diferença entre o trabalho do anterior Márcio Coelho e do atual, que veio para colocar sua experiência como ex-jogador de grandes times do Brasil e do exterior.
> Covid-19, salários e reforços: ouça a entrevista com o presidente do Figueirense
Contratações
Questiona-se igualmente a montagem do grupo e aí sobram criticas para o diretor de futebol e ex-jogador Luciano Sorriso.
A falta de dinheiro é registrada como maior problema do clube, mas alguns não aceitam e citam como exemplo o Brusque, que montou um grupo com poucos recursos.
O Figueirense volta a jogar nesse sábado às 18h30min, em Pelotas, contra o Brasil. Não se sabe que time se poderá usar. A equipe aguarda novos resultados dos exames que antecedem este jogo.
Continua depois da publicidade
Dúvidas no Leão da Ilha
O Avaí só volta a jogar na próxima terça-feira (20), em Caxias do Sul. A grande discussão é sobre quem vai substituir Jean Martin na posição de segundo volante.
> Avaí tem desfalque e retorno para enfrentar o Juventude pela Série B
Geninho pode manter Pedro Castro um pouco mais atrás com Valdívia a sua frente e três atacantes ou pode usar o garoto Lucas Silva para fechar mais o meio de campo, tirando um atacante.
Memória

No ultimo dia 12, o Caxias de Joinville completou 100 anos de existência. Uma longa e vitoriosa trajetória dentro do futebol catarinense com algumas conquistas. A mais importante foi o título de 1954, em que não perdeu um jogo, fruto de uma equipe espetacular: Puccinni, Helio Pimentel, Ivo Maria, Arno Hoppe, Joel, Cleuson, Eusébio, Didi, Juarez, Periquito e Vi – time da foto.