O procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do futebol catarinense, Mario Bertoncini, após analisar os acontecimentos de domingo no estádio Orlando Scarpelli e analisando o que viu acrescentando as imagens verificadas do problemas ocorridos ofereceu denuncia e enquadrou o  técnico do Figueirense Marcio Coelho por ofensas ao arbitro, o Figueirense por falta de segurança ao jogo com a invasão de torcedor e o atleta Bruno Silva por agressão.

Continua depois da publicidade

Possibilidades

Por experiência de fatos anteriores no futebol de SC penso que Marcio Coelho será absolvido peã sua falta simples e corriqueira no futebol, ou seja, ofensas ao árbitro por alguns erros de marcação.

O Figueirense certamente será punido pela invasão de seus torcedores o que acabou causando todo o tumulto no clássico fora do jogo. A tentativa de desclassificar do artigo incluído será tentada e o alvinegro certamente pegará um ou dois jogos de perda do mando de campo. Provavelmente haverá o aceleramento do julgamento para que as punições ainda sejam neste campeonato.

Bruno Silva certamente será suspenso. O Avaí está preparando sua defesa a partir da denuncia recebida. Na segunda feira a tarde a diretoria azurra esteve reunida com os advogados montando a estratégia a ser usada.

Continua depois da publicidade

A defesa

A coluna apurou que o Avaí vai partir para defesa. Bruno Silva se defendeu de uma possível agressão dos torcedores que invadiram. A estratégia será; Se torcedores foram ao banco de reservado do Avaí foi para agredir o jogador e ele se defendeu.

Acho que terá de ser um pouco melhor em função das imagens que são muito fortes contra o atleta. Sinceramente não acredito que o jogador escape. Penso que a tentativa será de diminuir o máximo a pena que será imposta.

O Procurador

Mario Bertoncini falou com a CBN/Diário no programa Estádio CBN de segunda-feira á noite. Explicou a súmula do árbitro, e analisou os ocorridos depois de ver e rever as imagens. Claro que não pode fazer nenhum juízo de valor e nem antecipar o que será um julgamento. Apenas encaminhou a denúncia, mas pelo que extraímos da entrevista deu para perceber que Bruno Silva será duramente punido, o Figueirense igualmente pela falta de segurança no estádio, mesmo tendo identificado os torcedores que invadiram, o que vai atenuar muito a pena e o técnico Marcio Coelho tem tudo para ser apenas advertido.

Resta saber que tipo de pena o Figueirense vai impor aos invasores. Pelo presidente os sócios serão expulsos mas dependerá do conseljo que vai optar pela suspensão e o torcedor não sócio pode ser proibido de voltar ao estádio o que também acho que não acontecerá.

Continua depois da publicidade

O português alegre e descontraído depois do clássico foi ao Estádio CBN

Como dizem o discurso do vencer é um e do perdedor outro. Augusto Inácio estreou no Estádio CBN. Acompanhado da esposa Sana, natural do norte de Portugal perto do Porto, que até fez um pequeno comentário sobre o clássico. Disse que viu o jogo na NSC-TV e sofreu muito. Ficou muito nervosa mas no fim comemorou o ótimo resultado do time do marido. Está se adaptando a Florianópolis onde chegou dia 16 de janeiro e por enquanto tudo é muito lindo. Uma simpatia.

O técnico

“Ganhamos o clássico na véspera quando vimos o VT do ultimo jogo do Figueirense”. Procuramos neutralizar alguns setores avançados deles e deu certo. Inácio explicou a substituição de Valdivia que estava no limite, a entrada de Leonam e defendeu Pedro Castro da rejeição de alguns setores da torcida.

Elogios a Jonathan e a confirmação de que o time só estará pronto na metade do campeonato. Viu crescimentos e ainda espera um avançado numero 9 e quem sabe outro meio de campo. Inácio é transparente em suas observações. Sabe que na vitoria tudo é bonito e na derrota tudo é feio. Está saboreando o resultado do clássico mas tem consciência de que se perder o próximo jogo tudo volta ao normal ou seja muitos questionamentos.

O técnico do Avaí voltou a fala do campeonato estadual e disse que precisa saber valorizá-lo. Acha que no Brasil deveria pensar mais no brasileiro. Citou Flamengo e Atlético Paranaense que disputamos estaduais com sub-23 e acha que deveriam fazer isso aqui também.

Continua depois da publicidade

Messi ou Cristiano?

Do clássico o papo enveredou pelo futebol da Europa e pergunta inevitável. Quem você traria para o Avaí? Gargalhadas a parte e o técnico fez uma analise dos dois, contou historias de Cristiano, que certa vez pediu para bater uma foto com ele, enfim, e disse que se pudesse traria Messi ou Ronaldo. No fim concluiu pelo Português que acha mais completo, Cristiano Ronaldo sem bairrismo de país.

Uma noite agradável de bom inteligente e analises profundas sobre o futebol do técnico do Avaí que estava com seus dois auxiliares e o preparador de goleiros Vlamir Machado.

Catarinenses homenageados na CBF – foto FCF/divulgação/wattsap

A CBF homenageou segunda-feira os árbitros e assistentes nomeados para o quadro da FIFA. O Presidente da FCF, Rubens Angelotti, e o diretor de árbitros Marco Antonio Martins também compareceram.

Nossos homenageados foram Braulio da Silva Machado, Charly Wendy Straud Dereti, Kleber Lucio Gil e Rafael Traci. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão de arbitragem da CBF Leonardo Gaciba.

Continua depois da publicidade

Chape na zona

A vitória do Tubarão segunda-feira a noite sobre o então invicto Juventus por 2 a 1 deixa a Chapecoense ao lado do Concórdia na zona de rebaixamento do campeonato. Se o Campeonato terminasse hoje o verdão do oeste decidiria em dois jogos quem cairia para serie B com o Concórdia. Temos ainda cinco rodadas para terminar o turno único antes da fase do mata mata que é eliminatória.