A Fifa autorizou a utilização do árbitro de vídeo na final de domingo, em Chapecó. A posição da entidade que rege o futebol mundial já foi comunicada à Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Continua depois da publicidade
Portanto, o VAR (sigla em inglês para Video Assistant Referee) será usado pela primeira vez em Santa Catarina, justamente na partida das 16h deste domingo, na Arena Condá. É a decisão do Estadual 2018, entre Chapecoense e Figueirense.
Nesta quinta-feira, na audiência pública que divulga a escala de árbitros para a decisão, estarão inclusos os árbitros que vão atuar atrás de monitores, sem a necessidade dos adicionais atrás das traves.
O VAR é utilizado apenas para: definição se a bola entrou ou não no gol, definição de uma penalidade máxima, uma falta que ocasione o cartão vermelho e impedimento.
Alguma dúvida?
Continua depois da publicidade
Bráulio da Silva Machado, com grande experiência nacional e o segundo melhor do Brasil em votação de 2017, será o arbitro da decisão. A audiência pública será as 17h desta quinta-feira, mas o bom senso deve prevalecer.
Aliás, já estamos anunciando há algum tempo e qualquer criança sabe que não haverá surpresa na escala. O segundo nome que poderia dirigir a final é o de Heber Roberto Lopes, cuja rejeição é muito forte por parte do Figueirense.