Não queremos bater recorde nacional, mas a continuar assim a Chapecoense vai acabar passando o América-RN, que foi até hoje o time de pior campanha no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Estou mais interessado em detectar os bastidores da Chape, para saber alguma razão para o fiasco na Série A.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Surpreendo-me por ser o time do Oeste sempre muito zeloso na gestão administrativa. Tentei durante a semana uma confirmação de uma dívida total de R$ 150 milhões. Inimaginável este valor para um cube que sempre primou pelo equilíbrio financeiro. O vexame diante do Internacional, no Beira-Rio, no último dia 10, onde cada ataque colorado se transformava em um gol, trouxe à tona algo que não me surpreende no futebol como um todo, apenas revela que a Chapecoense entrou na dança dos empresários.
Obtive informações de que eles estão lá dentro e mandando muito. Joga quem se alia a contratos com empresários. Caso contrário, e especialmente a garotada da base, nem no banco de reservas fica. Pior do que tudo isso é aceitar o próprio diretor executivo do clube dizer em entrevista à emissoras de rádio que o time era de Série B. Depois tentou justificar.
> Cria do Avaí, Raphinha foi a boa notícia na Seleção Brasileira
Continua depois da publicidade
Olha o clima que vive o futebol do Verdão do Oeste. Quer mais? Em entrevista, o jogador Moisés Ribeiro pediu desculpas à torcida, dizendo que para vestir a camisa do time tem que se doar mais. Isso quer dizer o quê?
Juntando tudo chego à fácil conclusão de que a Chapecoense vive o pior momento dentro e fora do campo.
Eleições
Não há data para as próximas eleições na Chapecoense. Também não há nomes de possíveis candidatos à presidência do clube. Pior ainda, não será fácil encontrar alguém que queira assumir tamanha responsabilidade, que num passado recente era uma honra. Futuro incerto.
De vexame em vexame
Se não houver uma atitude mais forte, com reflexos na torcida, incluindo a contratação de um diretor executivo para o futebol, o Figueirense vai continuar fazendo o torcedor sofrer. As últimas entrevistas concedidas pelos dirigentes não têm transmitido nenhuma esperança, mesmo que o presidente tenha dito que muitas alegrias estão por vir. O duelo contra o Hercílio Luz, pela Copa SC, em Tubarão, foi algo deprimente. O pior jogo do ano.
Continua depois da publicidade
Leão volta a rugir?
Refiro-me ao Hercílio Luz, de Tubarão. O líder da Copa Santa Catarina mostrou contra o Figueirense que pode voltar forte no Campeonato Catarinense de 2022. O futebol de Tubarão precisa mesmo da credibilidade, respeito e do bom futebol do passado.
> Confira três dicas por posição para escalar na 27ª rodada do Cartola FC
O time atual da Copa SC ainda é pouco para uma campanha forte no Estadual. Reforçar é preciso, mas vejo qualidade no time do Leão do Sul. Bicampeão estadual, em 1957 e 1958, o Hercílio Luz é uma das tradições do futebol catarinense. Precisamos tê-lo de volta, como nos velhos tempos.
Destaques
Preciso fazer justiça a dois jogadores do Hercílio Luz que vi atuar contra o Figueirense: Garraty e Wellington. Meia e atacante, respectivamente, ambos com força e qualidade para compor um grupo em condições de aspirar alguma coisa em 2022. E o goleiro Matheus, de 22 anos, mas com reflexo de veterano no gol do Leão. Que bom, tomara que o simpático Hercílio Luz volte mesmo com tudo. Bom para o futebol catarinense.
A propósito
Que fim levou o futebol do Thiago Alagoano? Jogador de boa qualidade técnica no Estadual, não tem confirmado na Série B o que dele se espera no Brusque.
Continua depois da publicidade
Pedindo passagem
Destaque nos jogos da Seleção Brasileira contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, o atacante Raphinha, 24 anos, é cria da base do Avaí. Ele chegou ao Leão da Ilha no final de 2014 e saiu no começo de 2016, vendido para o Vitoria de Guimarães, de Portugal.

Atualmente defende o Leeds United, time da Inglaterra, que disputa a poderosa Premier League. O atleta defendeu o time azzura na categoria sub 20 e não chegou a atuar pelo profissional. O máximo que conseguiu foi ficar no banco de reservas em um jogo pelo Campeonato Brasileiro contra o Fluminense, em 2015.
Giro Total
> Eleições: O presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Spyros Diamantaras, é o nosso convidado do Sala VIP deste domingo, dia 10, no programa Giro Total, da CBN/Diário, a partir das 12h. Já disse e garantiu mais uma vez que não será candidato a presidente do clube, embora o nome esteja circulando na Ressacada.
> Questionamentos: O técnico Tite está sendo discutido. Incrível que ele já está praticamente classificado para a Copa, um aproveitamento excepcional nas Eliminatórias, mas o time não joga um futebol convincente.
Continua depois da publicidade
> Camisa 10: Além do técnico, Neymar também é questionado. O jogador demonstra neste momento não ter a mesma alegria de antes para jogar na Seleção, que depende dele. A discussão está no ar, não pelas Eliminatórias da Copa, mas pela condição que chegaremos no Catar. Terá de melhorar muito para brigar pelo título.
Leia também:
> Faraco: Raphinha manda recado de agradecimento e mexe com orgulho avaiano