A vantagem do jogo desta quarta-feira mudou de local. A vitória do Figueirense domingo esquentou o campeonato. De favorita ao título à preocupação e dúvida sobre a classificação da Chapecoense. O futebol é fantástico por conta do imponderável que ronda os jogos tidos como definidos antes da bola rolar.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A história de Figueirense e Chapecoense, no jog do último domingo, terá uma explicação para o seu resultado toda vez que alguém consultar sobre o Campeonato Estadual de 2021.

O Figueirense estava quieto em seu canto liberando jogadores cujos contratos estão terminando e buscando o mercado para se fortalecer para a Série C do Brasileiro.

Por um equívoco do Hercílio Luz, que perdeu três pontos por irregularidade de um atleta, o Figueirense foi chamado de volta à competição. O resultado todos sabem.

Continua depois da publicidade

E agora?

A vantagem passou para o alvinegro com relação ao segundo jogo desta quarta-feira. Um empate e até a derrota por um gol classifica o alvinegro para as semifinais do estadual.

O melhor time do campeonato com seu novo técnico precisará jogar muito para reverter o quadro. Mozart, que não entendeu até agora o futebol e o esquema do Figueirense, já antecipou que vai botar o time no ataque. Voltam Anderson Leite, Alan Santos, Ravanelli, Mike. Desses, apenas Ravanelli entrou no segundo tempo e agora estão de volta.

> Catarinense 2021: Figueirense jogou como ainda não se tinha visto neste ano

O mais importante vai ser a estratégia a ser usada pelo técnico. Não é só dizer que vai colocar o time no ataque. Isso precisa ser feito com alguma organização, qualidade e muita atenção.

Não tomar gol será muito importante, até porque o Figueirense já tem dois de vantagem. O pouco tempo para treinar e montar uma estratégia é também adversário da Chapecoense.

Continua depois da publicidade

O Figueirense

Bela vantagem tem o alvinegro da capital. Não deve mudar a sua forma de atuar. Mais atenção, fechado no meio, marcação alta na saída do adversário e um detalhe: bola alta na área do adversário, até então imbatível, hoje uma deficiência de sua zaga. No primeiro jogo, o Figueirense ganhou todas por cima.

> Jogador Fora de Campo: Everton Santos, do Figueirense, relembra passagem no PSG e aventuras na Índia

É bem verdade que a Chape agora já sabe a forma em que o Figueirense surpreendeu e deverá tomar cuidados especiais.

O Figueirense pode se aproveitar da pressão e até intranquilidade que pode ter o verdão com a obrigação de fazer dois gols e não tomar nenhum.

Continua depois da publicidade

Um verdadeiro jogo de xadrez onde a paciência será fundamental e a tranquilidade muito mais.

> Figueirense: como Jorginho surpreendeu a Chapecoense

O árbitro

Ramon Abatti Abel, um dos bons árbitros de SC, foi escalado. É bom tecnicamente e tem alguma dificuldade disciplinarmente. Pode deixar o jogo correr um pouco mais. Com seu apito, a partida sofre muito em paralisações constantes. É um árbitro que tem totais condições de levar bem a partida, que naturalmente será muito disputada.

> “Deixaram a gente sonhar”, diz Éverton Santos, capitão do Figueirense