Esta reunião da quarta-feira que vem, dia 20, do Conselho Técnico da Federação Catarinense de Futebol (FCF) não trará muitas novidades. A fórmula da Federação deve prevalecer até pela falta de datas. Duas hipóteses para o campeonato estadual:
Continua depois da publicidade
1 – Dois grupos de cinco cada um jogando o Grupo A contra o B e vice-versa. Não jogam entre si no grupo. Classificam-se dois de cada chave para o quadrangular cruzado com os dois finalistas.
Esse modelo é semelhante ao do Campeonato do Rio de Janeiro.
2 – A realização de um turno único com a dificuldade de que um time jogará cinco em casa e quatro fora, ou quatro jogos em casa e cinco fora. Uma complicação para encontrar uma tabela que agrade a todos.
A Associação de Clubes deve apresentar a sua fórmula, que não fugirá muito do que a FCF apresentará até por falta de datas. A reunião começará às 14h e, como sempre, antes haverá um almoço dos clubes para afinar os interesses de cada um.
Continua depois da publicidade
Na pauta deve constar também a discussão sobre o aumento de clubes de 10 para 12 participantes em 2021. Não acredito que passe, afinal a decisão será dos grandes que, pelo voto qualitativo, têm maioria. Aliás, seria um retrocesso até pela falta de estrutura de alguns clubes.
Repúdio
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão de Nacional de Direito Desportivo, divulgou nota oficial repudiando os atos de discriminação racial promovidos nos últimos dias em praças desportivas nacionais e por todo mundo. Diz a nota que é inadmissível que tenhamos que conviver com atitudes criminosas e discriminação contra atletas ou a quaisquer outros envolvidos.