No Maracanã nesta noite, às 20h, a tentativa do Avaí de conquistar sua primeira vitória na Série A. Menos mal que o Fluminense também atravessa fase muito ruim. Vive uma transição demorada, em que a confiança total está depositada nos garotos de Xerém, base de treinamento do clube.
Continua depois da publicidade
Confiança
O Avaí está tão convicto de que sairá dessa situação no Campeonato Brasileiro que acenou com a possibilidade de renovar o contrato do técnico Alberto Valentim, mesmo sem ele ter ganho um jogo até agora. Das duas uma: ou é confiança mesmo ou já está se arrumando para 2020. Quem sabe nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, o Avaí surpreenda a todos nós.
Sério Risco
O ano de 2019 não tem sido favorável ao futebol catarinense. Nossos representantes em nível nacional não se prepararam adequadamente, tendo em vista os resultados. Na Série A do Campeonato Brasileiro, estamos ameaçados de não ter um representante em 2020, em função das campanhas de Avaí e Chapecoense. Na B, as campanhas de Criciúma e Figueirense estão muito abaixo do esperado. Ainda dá tempo de uma recuperação, mas o futebol que andam jogando não nos passa esperança.
Nova derrota
E a Chape voltou a perder em casa. Tomou um gol e não teve poder de recuperação. Há quem veja melhora no time do Ueste. Eu não consigo. Falta um trabalho de bola com qualidade. Há preferências do técnico que não conseguem mostrar serviço, como é o caso do Arthur Gomes, entre outros. Qualquer que seja o adversário, perder em casa nunca foi bom. Um jogo a menos, sem pontuar e em casa, não vai nos levar a nada. Uma das piores campanhas da Chape no Brasileiro.
Continua depois da publicidade
Como sempre
Com os mesmos erros, sem valorizar a posse de bola, com erros pontuais e algum lampejo esporádico individual, o Figueirense voltou a perder e, desta vez, para o lanterna da Série B, o Guarani. O time alvinegro jogou mal, continua não terminando as jogadas e errando nos arremates a gol, nenhuma qualidade no meio de campo e problema nas duas laterais. O Figueirense precisa ser repensado. Não acredito que o técnico consiga tirar algo mais do atual time.
Vaias

O capitão do Figueirense, Zé Antonio (D, na foto), até então elogiado por um grupo de torcedores, foi o jogador mais vaiado no sábado, contra o Guarani. Há muito seu futebol vem sendo questionado. Rafael Marques ainda não decolou, Fellipe Matheus cai a cada jogo, Betinho oscila demais, e o garoto Renner sentiu o peso do jogo. Salvaram-se Willian Popp, que tentou e cansou, Andrigo, que sentiu uma contusão, e Mamute, que entrou querendo mostrar jogo. E o técnico Vinícius Eutrópio continua vendo melhoras na equipe.
Positivo
Mesmo sendo obrigação, é bom registrar que a empresa que comanda o futebol do Figueirense desta vez pagou o que havia prometido aos jogadores. Com dinheiro de aporte financeiro ou da venda de jogadores é outra discussão, mas pagou. Foi o fato da semana.
Sufoco
Na última sexta feira, o Criciúma conseguiu segurar o Cuiabá e trouxe um pontinho precioso. Já passou o Figueirense e tem chances de dar uma boa escapada na tabela.
Continua depois da publicidade
Negativo
O mau encaminhamento que o Avaí deu à negociação do jogo com o Flamengo. Por uma punição da CBF pela falta de um gerador a partir do momento em que aumentou a potência do sistema de iluminação do seu estádio, vai jogar em Brasília. Demorou a explicar à torcida e, por isso, causou muita dúvida o que não deveria.
Curtas
Apoio
Euforia entre os clubes menores do futebol brasileiro com uma declaração do técnico Pep Guardiola, do Manchester City, invocando os salários atrasados no Figueirense e dizendo que as federações deveriam ajudar os clubes menores.
A entrevista
Concedida ao correspondente do DAZN e divulgada pelos canais digitais da NSC Comunicação e veiculada na Rádio CBN/Diário, a entrevista pretende chamar atenção das autoridades esportivas para a situação dos atletas pelo mundo afora.
Em branco
No dia 1º de setembro em que o Avaí comemorou 96 anos de fundação, nada foi programado. Sequer uma missa de ação de graças. Nesta segunda, dia 2, o inicio da 14ª campanha sangue azul, com visita de jogadores ao Hemosc.
Continua depois da publicidade