A chegada de Ralf e Renato ao Avaí somada ao grupo que disputa atualmente o estadual vai nos mostrar um time mais forte na retomada do futebol. É bem verdade que perdeu Kelvin (não deveria) um jogador que acrescentaria muito ao elenco, mas continua buscando um zagueiro, penso que para fechar o ciclo de contratações deste momento de paralisação.

Continua depois da publicidade

E isso é muito curioso pois quando todos os clubes vivem situação financeira muito ruim por conta da paralisação, o Avaí encontra fôlego para ajustar salários, equilibrar pagamentos e contratar. Aqui há uma demonstração muito grande do real objetivo deste ano, a volta a serie A em 2021.

Clube do Momento

O Avaí parece ter virado o centro das atenções do futebol enquanto vivemos época de pandemia. Seu diretor médico saiu na frente com um grupo de colaboradores produzindo um protocolo de intenções e responsabilidades na tentativa da retomada do futebol. O trabalho em conjunto com a Associação de Clubes está nas mãos do prefeito da capital para análise.

Também largou na frente na questão redução salarial. Detectou cedo os problemas que viriam em função da paralisação. Acordou com funcionários e atletas acertos que permitiram dar continuidade ao trabalho e com condições de reposição quando voltar a normalidade.

Teve quatro jogadores que testaram positivo para o coronavírus e soube como administrar o assunto sem alarde e com responsabilidade. Sobre isso, o capitão do time Betão, um dos atingidos, conversou com a turma do Debate Diário e abertamente expôs a situação com rasgados elogios ao trabalho, estrutura e a atenção que o clube deu ao assunto e aos seus atletas e funcionários.

Continua depois da publicidade

E ainda deu-se ao luxo de reforçar o grupo neste período tão difícil. Desta vez tratou dos problemas administrativos financeiros mas não esqueceu do futebol.

No Figueirense

A semana foi de muito trabalho físico especial no Centro de Treinamento do Cambirella. A sexta-feira é dedicada a realização de testes para a Covid-19. O trabalho está sendo feito em conjunto com o Laboratório Santa Luzia. A partir dos testes os treinamentos só voltarão a serem realizados após os resultados.

Enquanto isso

Os clubes do estado tem produzido poucas informações. A maioria está com a opinião do presidente do Marcílio Dias, Lucas Brunet. Voltar somente quando for definido o retorno efetivo do futebol.

A falta de equipamentos exigidos pelo decreto do governo do estado, acompanhado por alguns municípios, não permite o trabalho neste período. Exceção quem sabe aos cinco grandes do Estado, mais o Brusque que foi o primeiro a voltar aos treinamentos, não tem condições. Melhor esperar a decisão oficial da retomada.

Continua depois da publicidade

Registre-se também a volta ao cenário do futebol, esta semana de Moacir Fernandes dirigente vitorioso do Criciúma. Faz patê de um grupo que estuda a situação do futebol do tigre para a elaboração de um projeto com vistas ao fortalecimento do Criciúma.

campanha alimentos do Jec
Campanha alimentos do Jec. (Foto: Divulgação)

O Joinville passa a sexta-feira realizando testes para o Covid-19. Realiza também uma ação social que já chegou a 15 toneladas de alimentos para distribuir a entidades carentes. Semana que vem os treinamentos prosseguirão no CT do Morro do Meio.

A Chapecoense também já realizou os testes para o Covid-19 na última quarta-feira. Os treinos serão retomados a partir do momento que o clube estiver todos os resultados da testagem realizada em conjunto com a Unimed.

Memória

memória
(Foto: Murilo Silva / Divulgação)

A sexta-feira (22), marca a passagem dos 71 anos de fundação do Esporte Clube Fernando Raulino, equipe amadora de Florianópolis. Rivalizou por muitos anos o futebol amador da capital com o Ipiranga que depois virou clube social. Havia uma disputa forte entre os bairros Costeira (Fernando Raulino) e Saco dos Limões (Ipiranga).

Continua depois da publicidade

O eterno dirigente Murilo Silva (Badu) e o, hoje presidente, nosso amigo Andy me disseram que em tempos de pandemia não há como comemorar estes 71 anos mas o registro está aqui. Parabéns ao Fernando Raulino que revelou muitos jogadores para o futebol profissional no passado. No registro uma foto da equipe nos anos 90 no campo da Astel no bairro do Itacorubi.