A conquista do Campeonato Catarinense 2021 pelo Avaí, que empatou com a Chapecoense em 1 a 1, comprovou ser o time da Ressacada o que pratica o melhor futebol no Estado neste momento. Teve alguns momentos duvidosos na competição e foi aos poucos ganhando força o entendimento para chegar ao título.
Continua depois da publicidade
O técnico Claudinei Oliveira deu a volta por cima, manteve suas convicções sobre a forma de atuar, mudou no momento que deveria após rever alguns conceitos e botou a mão na taça de campeão com mérito.
> Faraco: Avaí campeão foi soberano nas finais
A decisão
No jogo desta quarta-feira (26) o Avaí fez um primeiro tempo sem inspiração, mas de certa forma controlado. Sofreu em alguns momentos uma pressão natural da Chapecoense, que usou muito o lateral-direito Matheus Ribeiro como atacante e teve chance de marcar.
No intervalo, Claudinei Oliveira mudou a história do jogo com duas alterações. Vinícius Leite nas costas do lateral da Chape, que parou de subir e atacar, e Renato pelo lado direito do ataque.
Continua depois da publicidade
> Relembre as vezes em que o Avaí conquistou o Campeonato Catarinense
Assim, controlou grande parte do jogo. A Chape precisava fazer o gol e fez algumas alterações colocando o time no ataque. Correu o risco necessário e tomou o contra-ataque que começou com uma bola vinda de Alemão da defesa para o Renato. Com a defesa adversária fora de posicionamento, Giovani foi lançado e marcou para o Avaí, aumentando a vantagem que já tinha do empate.

Aos 50 minutos do segundo tempo, já esperando o apito final do árbitro, Perotti empatou em 1 a 1 depois de cobrança de escanteio. E o jogo acabou. Não houve tempo para mais nada a não ser a comemoração do Avaí.
A Chape em momento algum fez por merecer um resultado melhor. O Avaí jogou ao natural e mostrou que, no momento, é mais time que o Verdão. Um título conquistado pela primeira vez fora da Capital em 98 anos.
> Confira os melhores momentos de Chapecoense 1 x 1 Avaí, pela final do Catarinense 2021
Destaques
A experiência azurra foi decisiva. Betão e Alemão: uma zaga perfeita. Bruno Silva hoje um dos mais importantes jogadores do Avaí. A experiência de Edilson, Valdivia e o bom futebol de Giovani foram fundamentais.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim para o Campeonato Brasileiro que começa já no sábado, Avaí precisa de um pouco mais. Agora é pensar na Série B. Tem muita coisa para acontecer neste ano.
> Quatro em Campo repercute o título do Avaí no Campeonato Catarinense
Normal
É preciso registrar a boa atuação do árbitro Ramon Abatti Abel na decisão do campeonato. Está pronto para voos mais altos. Outro registro que precisa ser feito é da tranquilidade do jogo. A Chape aceitou o resultado de forma natural e a competição teve um encerramento mais do que natural com a entrega da Taça Salésio Kindermann ao campeão Avaí.