Considerado o mais terrível dos meses com relação ao avanço da pandemia, março também provocou alguns estragos no futebol. Como estive ausente por mais de 20 dias deste espaço é preciso voltar ao tempo para opinar sobre questões relevantes.
Continua depois da publicidade
O Presidente da CBF

Rogério Caboclo deu o tom negativo do mês que está chegando ao fim. Ele convocou uma reunião com os clubes e não deixou ninguém falar. A alegação de que tinha algumas ligações para atender e voltaria no dia seguinte foi algo absurdo que os clubes não poderiam aceitar.
Ele usou palavras inadequadas para o cargo que exerce, citou a TV Globo sem autorização, parecia estar psicografando alguém e falou de forma arrastada quase inaudível. Não era essa a imagem que tinha do Sr. Rogério Caboclo.
> Receba notícias de Florianópolis e região em seu WhatsApp
A CBF
Temos dentro da entidade maior do futebol cabeças inteligentes que podem produzir mais. Walter Feldmann é um deles, Manoel Flores também. Eles têm aparecido pouco. Aumentam os rumores de que Marco Polo Del Nero ainda dá as cartas no futebol brasileiro.
Continua depois da publicidade
As trapalhadas de viagens para locais estranhos e depois os jogos não serem realizados não podem acontecer num país onde o futebol é penta campeão do mundo.
As constantes alterações de data e horários para os jogos da Copa do Brasil é outro fato inusitado.
O desespero para que o futebol não pare está levando a CBF a algumas bagunças. Quem paga? Os clubes, claro.
> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
O nosso futebol
Santa Catarina vai levando seu campeonato. Pouca qualidade técnica, sem emoção, mas com algumas surpresas nesta fase de classificação. Estamos vendo Criciúma e Figueirense, dois grandes, penando para classificar entre oito participantes de doze que estão na disputa.
O Figueirense luta em duas frentes, fora e dentro de campo. Uma recuperação judicial está em andamento numa tentativa de sanear dívidas feitas por gestões anteriores, outra recuperação financeira para colocar a administração em condições de trabalho e em campo um time modesto e totalmente novo, sem tempo para treinar, e que não responde ao futebol que o clube precisa para alavancar seus projetos.
Continua depois da publicidade
O Presidente do Figueira

O Presidente do Figueirense, Norton Boppré, reiterou no Estádio CBN desta segunda-feira que o trabalho continua sob o comando do técnico Jorginho, sem alteração, e com elogios da diretoria ao profissional, que o Figueirense julgar estar fazendo um grande trabalho, dentro do que é possível.
> Auxílio emergencial no Imposto de Renda 2021 deve ser declarado?
A Folha de Salário
No programa Norton Boppré voltou a enfatizar que o clube tem hoje uma folha mensal de salários próxima a R$ 450 mil e pouco mais de 4 mil sócios adimplentes. Uma programação está sendo elaborada para comemorar o centenário do Figueirense dia 12 de junho.
A recuperação judicial está caminhando a todo vapor com o clube entregando os documentos que faltavam ao Ministério Público já com autorizando do juiz para a sequencia de encaminhamento do processo.
O Criciúma
É outro time que vive dificuldade técnica no campeonato e surpreende negativamente. O time não decola, os resultados não aparecem e o trabalho do técnico Hemerson Maria começa a ser questionado. Pior do que isso é correr risco de cair para a série B do Catarinense o que seria uma tragédia na história do clube.
Continua depois da publicidade
> Coronavírus: mapa e dados expõem a situação da pandemia em SC
Enquanto Isso…
A Chapecoense está levando o campeonato da forma que quer utilizando a garotada com bons resultados. Aos poucos vai retornando os titulares e faz isso de forma criteriosa. A Chape está neste momento sobrando no campeonato.
Avaí
Era um dos favoritos ao título numa possível disputa acirrada com a Chapecoense. Ledo engano. O time da capital continua precisando de um bom meia armador que pense o jogo, de um centro avante que faça os gols e de um pouco mais de organização de jogo.
A chegada de Junior Dutra pode acrescentar. Resta saber como ele está chegando ao Avai com relação a sua ultima passagem pelo clube.
> Mário Motta é vacinado contra a covid-19 em Florianópolis; veja
Juti fez 28 gols

O jogador marcou nada menos que 28 gols num campeonato. Deu o título ao Avaí, em 1975, contra o Figueirense, o comum gol de cabeça no Orlando Scarpelli. Juti reside em Novo Hamburgo e, por conta de um erro médico, acabou amputando uma das pernas. Com prejuízo, a outra também foi afetada e cirurgia inevitável está marcada para o mês de abril.
Continua depois da publicidade
Jutti participou do programa Estádio CBN desta segunda-feira (29) e relembrou um pouco da sua história, alegrias e tristezas. Além das dificuldades neste momento, o apoio de torcedores, de dirigentes e amigos é essencial para sair de uma situação muito ruim em que ele se encontra.
Revê-lo foi gratificante. Lembrar de sua história é uma obrigação por quem tanto fez pelo nosso futebol. Importante o registro que ele próprio fez sobre o apoio que tem recebido do Avaí, da Associação de Atletas de SC e do Rio Grande do Sul.
Treinadores
Vi no acerto da CBF com os clubes sobre a troca de técnicos em pleno campeonato um primeiro passo para se terminar com a tal de cultura brasileira dos resultados. O imediatismo exigido pelos clubes para com os treinadores. Haverá quem sabe um pouco mais de critério nas contratações. Poderá também entrar em campo o jeitinho brasileiro do acerto.
Leia também
Continua depois da publicidade
> Vídeo mostra névoa de oxigênio em caminhão de hospital em SC; entenda
> Prefeito Gean Loureiro pede socorro internacional contra Covid em vídeo; veja