O decreto 272 do Governo do Estado assinado e publicado na última segunda-feira (11), abriu as portas para a retomada do futebol em SC. Ocorre que há 24 itens para serem respeitados. Não são todos os clubes que tem condições de atender as exigências para voltar aos treinamentos. Dois ou três clubes e aqui se incluem Tubarão, Concórdia e Juventus de Jaraguá do Sul, são as preocupações da FCF.
Continua depois da publicidade
O que está acontecendo
O decreto estadual não garante a volta dos times aos treinamentos. É preciso uma concordância dos municípios que tem suas exigências próprias. Em Florianópolis o prefeito Gean Loureiro não é muito simpático a esta ideia.
Os prefeitos de Joinville e Criciúma vão consultar os presidentes dos clubes e o prefeito de Chapecó é favorável a volta dos treinamentos. Muita conversa será feita até a solução.
> Em site especial, leia mais sobre o coronavírus
Junho
Na capital há muito torcedor considerando uma irresponsabilidade do governo a abertura dos treinos. Entendem e muitas opiniões foram dadas no Debate Diário da CBN Diário que há outras prioridades em cima da pandemia que estamos atravessando. Outro grupo acha que está na hora de começar a voltar a normalidade.
Os números falam em crescimento do vírus no estado principalmente em Florianópolis. Há uma advertência do Ministério da Saúde segundo a qual teremos um pico do Covid-19 na segunda quinzena de junho.
Continua depois da publicidade
Os dirigentes do futebol, presidente da FCF e da Associação de clubes foram a casa da Agronômica argumentar junto ao governador a necessidade da retomada dos treinos e depois do estadual 2020. Chegou-se a cogitar a data entre primeiro e cinco de junho o que parece um pouco temerário para o reinicio do campeonato catarinense na sua fase de quartas de finais.
Não acredito até porque estamos há quinze dias da data conversada. Para o final de junho seria uma chance razoável se tudo correr bem e se as exigências forem observadas. O que é bom mas não dá para festejar é que o governo resolver conversar com os clubes dando o primeiro passo. Se vai se confirmar a volta mesmo do futebol ou não é outra historia.
Na capital o prefeito pediu 24h para um estudo do protocolo que lhe foi entregue pela equipe medica do município. Em sua entrevista a CBN Diário não senti firmeza do prefeito da capital bem diferente de Joinville, Chapecoense e Criciúma que estão a favor da retomada.
Catarinense fazendo sucesso na China

Eder Citadin, natural de Lauro Muller mas com carreira no futebol iniciada em Criciúma em 2004 foi o entrevista do Debate Diário desta terça-feira. Naturalizou-se Italiano para poder vestir a camisa da seleção da Itália quando atuava pela Inter de Milão onde ficou 11 anos.
Continua depois da publicidade
Hoje joga na China, onde estão o zagueiro Miranda da seleção brasileira e o zagueiro Alex Teixeira ex-Vasco da Gama. Eder passa férias em Santa Catarina e deve retornar dia 20 atendendo chamado do clube já que é pensamento dos Chineses voltar ao futebol na segunda quinzena de Junho.

O jogador revelou que gostaria muito de encerrar a carreira no futebol Catarinense e citou o Criciúma como sua preferência por ter começado sua carreira no tigre. Disputou uma Eurocopa pela Itália e opor pouco não foi a Copa do Mundo. O que lhe deixou frustrado na ocasião.
Memória

O Figueirense que decidiu o titulo em 1975 com o Avaí e ficou com o Vice Campeonato estadual.
Vanderley, Almeida, Sergio Lopes, Moenda, Raulzinho e Casagrande. Agachados: Legra (massagista), Marcos Cavalo, Moacir, Toninho, Lico e Ze Carlos
Continua depois da publicidade