Ninguém hoje acreditar que a Chape vai recuperar todo o tempo perdido no campeonato. A Série B é logo ali para o verdão. Além das razões internas de gestão administrativa alguns erros foram cometidos.
Continua depois da publicidade
> Receba mensagens no WhatsApp com notícias de Santa Catarina
1 – Não encarou a série A como deveria.
2 – Perdeu jogadores importantes da campanha passada
3 – A incessante troca de técnicos sem o perfil do grupo.
4 – Jogadores contratados que não viraram reforços, apenas somaram á folha mensal.
Continua depois da publicidade
5 – Divergências internas no departamento de futebol.
6 – Falta de comprometimento do elenco.
7 – Salários e outros benefícios atrasados.
8 – Gestão administrativa sem a experiência necessária para encarar uma Série A.
9 – Jogadores com propostas de outros clubes e amarrados a contratos.
10 – Insatisfação geral no cube com a situação.
Tantos equívocos e o resultado está claro. A Chape está indo de volta para a serie B do brasileiro. Sabe- lá quando terá condições de retornar.
A Série B
A segundona do campeonato brasileiro começa a oscilar no final do turno. A bela campanha que vinha realizando o Náutico começa a despencar. O Timbú próximo adversário do Avaí não é mais líder, perdendo a posição para o Coritiba, também adversário do Avaí na última rodada do turno.
A grande surpresa e com um crescimento muito bom é o Sampaio Correia, hoje na terceira posição. A vitória do Guarani sobre o Avaí deu-lhe a quarta posição. Hoje seriam esses os quatro que subiriam para a elite.
Falta muito entretanto e a alternância de posições na tabela vai acontecer muito ainda.
Chances
A aproximação do Vasco é uma constante especialmente a partir da chegada do técnico Lisca. Já está em quinto lugar a um ponto do quarto.
Continua depois da publicidade
Com chances de virar o turno na zona de acesso estão o Goiás, CRB que joga neta quinta-feira contra o Brusque, Avaí e Botafogo com o Brusque correndo por fora.
É comum se dizer que o campeonato brasileiro seja na Série A ou B começa a ser decidido a partir da quinta rodada do returno. É quando os times começam a consolidar suas campanhas e mirar a possibilidade do acesso.
Questiona-se muito a ausência de titulares em algumas equipes por conta de lesões ou desgaste físico. Penso que os cubes precisam montar seus elencos com jogadores bem condicionados. Deixá-los em condições depois de chegarem nos clubes não é uma boa medida.
> Faraco: Avaí é castigado pela própria inoperância na Ressacada
Figueirense, Criciúma, Brusque e Avaí estão sofrendo na pele o problema. Na maioria das vezes algumas contratações tem apenas contribuído para aumentar a folha salarial mensal dos clubes. De futebol pouco. Contratar é uma coisa, reforçar é outra.
Continua depois da publicidade
Brusque, a missão
O Brusque tem nesta quinta-feira a possibilidade de melhorar sua posição e impedir o avanço do CRB que já está em sexto lugar com um ponto atrás do quarto e do quinto.
Por isso entendo que as mudanças de posicionamento na tabela serão constantes a partir do fim do primeiro turno.
Uma vitória ainda não será suficiente para entrar no G-4 mas dá uma boa aproximação.
Convenhamos que a tarefa dos catarinenses é muito difícil mas possível.
Já o Avaí volta a jogar sábado em casa diante do ex-líder, o Náutico. É aproveitar o momento ruim que vive o time Pernambucano. Depois o Avaí terá dois compromissos complicados, o Sampaio Correia em São Luiz e o Coritiba em casa para fechar o turno. A posição ainda é boa.
Memória

Os bons tempos do futebol de Itajaí quando recebia de vez em quando equipes famosos do Brasil. Nesta foto, enviada pelo jornalista Paulo Brito, registramos a presença do Vasco da Gama do capitão Hideraldo Luiz Beline (na foto à esquerda), quando o Vasco atendeu convite do Almirante Barroso para um amistoso de estádio lotado.
Continua depois da publicidade
Atrás de Beline (no meio) está o então presidente do Barroso Camilo Mussi e com a taça nas mãos o então presidente da Liga Itajaiense de futebol, Francisco Julio Wippel. À direita um dirigente não identificado.
Leia também
Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro
Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre