O dia 15 de dezembro marca o aniversário de 83 anos do Paula Ramos Esporte Clube. Para muitos, apenas um clube social de Florianópolis localizado no bairro Trindade, zona nobre da Capital.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
> Fim de semana excelente para o futebol catarinense
Não é só isso. O Paula Ramos veio de um time de futebol fundado no Bar Glória na Praia do Müller, hoje Beira-Mar Norte, por um grupo de desportistas que entendia ser a hora de criar um time alternativo para disputar com a dupla Figueirense e Avaí, a primazia do futebol da Capital.
E assim foi. Nascia ali o Paula Ramos Esporte Clube e a primeira discussão seria exatamente que nome dariam a este time.
Continua depois da publicidade
O Historiador Maury Dal Grande Borges conta que o nome do clube foi sugerido por Dionísio Freitas, em homenagem ao político Vitorino de Paula Ramos, natural de Pernambuco, mas parlamentar em Santa Catarina. Ele fazia parte do grupo que se reunia no Café Glória, na Praia de Fora, e foi quem sugeriu criar um time de futebol.
> Noite de Gala no Paula Ramos
Fundadores
Porfírio Gonçalves, Arnaldo Sabino, João Cristakis, Mauro Schutel, Adolfo Monteiro Pinto, Julio Ferreira Lobo, Jonas Oliveira, Abelardo Rupp, Rubens Sabino, Osvaldo Baixo, Olimpio Monteiro Filho, Bruno Boos, Antonio Araujo Figueiredo e João Cunha foram os fundadores.
Curiosidade
A família Carioni, que adotou o Paula Ramos mais tarde, não tem nenhum integrante entre os seus fundadores na nominata inicial. Mesmo assim, o clube passou a ser conhecido como o time dos Carioni mais tarde.
Dez anos depois da fundação, o tricolor da Praia de Fora (ou Praia do Müller) sagrou-se campeão da cidade, derrotando o poderoso Avaí por 1 a 0 na final.
Continua depois da publicidade
Em 1959, o Paula Ramos sagrou-se campeão estadual depois de vários títulos da cidade. Este foi seu maior feito. Os problemas financeiros determinaram o fechamento do departamento de futebol para se dedicar ao social, nascendo um grande clube.
Hoje, totalmente novo, com menor numero de sócios, mas totalmente saneado e operando positivo, o Paula Ramos oferece dois campos de futebol suíço, piscina, quadras polivalentes, churrasqueiras, lanchonetes, salão de eventos para 500 pessoas e uma sede administrativa que tem como presidente Geraldo Gomes.
> Roberto Alves: “2020, nada a comemorar”
Eu e o Paula Ramos
O primeiro jogo profissional oficial que vi foi exatamente Paula Ramos e Figueirense pelo campeonato da cidade no Estádio Adolfo Konder da Rua Bocaiúva.
Garoto, fui com meu pai sem entender nada. Ele como torcedor do Avaí pediu para eu e minha irmã torcermos pelo Paula Ramos, que se vencesse o jogo levaria o Avaí à final do campeonato. Venceu por 3 a 1 e fiquei simpático ao tricolor da Praia de Fora. Com o passar dos anos, acabei me identificando com a família Carioni, participei do lançamento de títulos patrimoniais para construção da sede, estreei como repórter em 1959 no ano do titulo, virei conselheiro e depois benemérito. Foram 35 anos como sócio contribuinte e frequentando quase que semanalmente o clube. Vivendo sua história.
Continua depois da publicidade
> Claudinei e Jorginho: quem sabe mais?
Participei também da grande negociação comandada pelos ex-presidentes, Cláudio Carioni e Humberto Carioni, para a construção do novo Paula Ramos.
Até o inicio da pandemia, ainda frequentei o clube levando as equipes da imprensa pra baterem uma bola.

Fiz um pedido ao presidente Delfim Peixoto Filho na FCF para dar nome ao Paula Ramos a equipe de melhor campanha no estadual de 2013 quando o clube completava 75 anos.
Enfim, uma vida, uma história vitoriosa e um cube identificado com a cidade e com todos nós.
Revelou nomes fantásticos para o futebol brasileiro.
> Debate Diário avalia as vitórias de Avaí e Figueirense na Série B
O médico e escritor Murilo Capella deve lançar nos próximos meses um livro biográfico sobre o capitão do titúlo de 1959, Valério Mattos, falecido este ano,
Continua depois da publicidade
Neste aniversário do clube, portas abertas diariamente aos associados, eventos pouco frequentes por causa da pandemia, mas um clube saudável financeiramente que mantém sua marca social e esportiva muito forte na capital do Estado.
