Foi no Café Glória, esquina da rua Bocaiuva, com Esteves Jr. que nasceu o Paula Ramos Esporte Clube, após uma reunião no dia 15 de dezembro de 1937.
Continua depois da publicidade
Nascia um time de futebol cujo nome homenageava Vitorino de Paula Ramos, natural de Recife, formado em engenharia civil e deputado por Santa Catarina à Constituinte.
Curiosamente, o Paula Ramos é tido como pertencente à família Carioni, que por toda a sua trajetória comandou o time. No entanto, não tem ninguém da família na condição de fundador.
Nem o político que dá nome ao clube estava na reunião que decidiu pela fundação de um time de futebol na praia de fora, local onde estava o Café Glória.
1º Título

Dez anos depois da fundação, o Paula Ramos já conquistava o primeiro titulo. Campeão da cidade com vitória sobre o Avaí por 1 a 0.
Continua depois da publicidade
Em 1948, bisou o feito de campeão citadino, classificando-se para o estadual, e foi vice-campeão catarinense, perdendo o título para o América de Joinville depois de um jogo interrompido no domingo e que seguiu na segunda-feira pela manhã. Terminou na decisão por pênaltis com vitória do América.
Campeão Estadual

Em 1959, o Paula Ramos conquistou o primeiro titulo estadual, com um dos melhores times que vi jogar em Santa Catarina. Foram liderados por Valério, o capitão.
O time da foto, em pé à esquerda: Nery, Marreco, Gainete, Nelinho, Manoel e Zilton.
Agachados: Elio Ramos, Sombra, Oscar, Valério e Zachi.
Hoje
Um clube social edificado no bairro Trindade, com 380 a 400 associados adimplentes e que tem a sua disposição:
Dois campos de futebol suíço, uma piscina olímpica, churrasqueiras, quadras de vôlei, basquete e futsal, duas lanchonetes, uma piscina para os associados
Continua depois da publicidade
Ainda, há um salão social para eventos com capacidade para 600 pessoas, onde será realizado o baile comemorativo neste sábado (14) a partir das 22h com direito a jantar.
À frente do clube, Geraldo Gomes, o presidente.