Uma portaria conjunta das Secretarias de Educação, Saúde e Defesa Civil, publicada na última quarta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, detalhou as regras para a volta às aulas em Santa Catarina. Como a coluna já havia adiantado no dia 12 de janeiro, a principal informação estabelecida no Decreto é a volta de 100% dos alunos de forma presencial.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

> SC chega a 70 mil casos ativos de Covid-19; veja dados por região

Agora, na Portaria, há o detalhamento das medidas. Houve uma parceria com o Crea para o estabelecimento de ações para garantir a melhor circulação do ar e o governo catarinensee comprou equipamentos de ar condicionado e ventilação.

“Os ambientes internos que possuam sistema de climatização contemplado no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) devem garantir boa qualidade e adequada taxa de renovação do ar” . 

Continua depois da publicidade

Já os “ambientes internos que possuam ventilação natural devem ser mantidos com boa circulação de ar, com portas e janelas abertas para permitir o fluxo de ar externo e a ventilação cruzada e, para aumentar a eficácia da ventilação natural, poderão ser utilizados ventiladores de teto em baixa velocidade e na direção de fluxo reverso, ventiladores de coluna ou parede com fluxo de ar direcionado para a parte externa do ambiente ou instalação de extratores de ar ou exaustores eólicos”.

Além disso, há a obrigatoriedade do uso de máscaras e os municípios e escolas precisam dispor de um Plano de Contingência. A vacinação dos profissionais de educação também é obrigatória.

O ano letivo de 2022 inicia no dia 7 de fevereiro na Rede Estadual. 

Leia a íntegra da Portaria:

Leia Mais:

Calorão tem data para terminar em SC

Entenda as polêmicas do autoteste de Covid em análise na Anvisa e possíveis reflexos em SC

Testemunhas relatam desespero em resgate após helicóptero cair em praia em Florianópolis