As pessoas que fazem o Boletim de Ocorrência (BO) em Santa Catarina serão informadas pelas Delegacias de Polícia sobre o andamento das investigações. O Diretor-Geral da Polícia Civil (PCSC), delegado Ulisses Gabriel, solicitou ao Centro de Informática e Automação (CIASC) para que desenvolva um sistema para que as vítimas de crimes sejam informadas por email ou WhatsApp a cada movimentação de seu BO na delegacia. A informação foi divulgada no programa Conversas Cruzadas da CBN Floripa desta quinta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Não há prazo, ainda, para que o sistema comece a funcionar.
A medida é muito importante pois presta contas sobre o andamento dos casos. Além disso, é comum a vítima de crime, numa sensação de impotência, querer informações sobre o seu caso e não conseguir. É uma forma do cidadão cobrar e acompanhar o andamento da investigação.
Pode servir, também, como uma boa ferramenta de gestão da PCSC, na medida que o cidadão passa a confiar mais na polícia judiciária, cai a subnotificação e teremos uma noção mais próxima das reais demandas de cada região, e se consegue fazer com mais precisão um mapa geográfico da criminalidade.
Continua depois da publicidade
Ouça o programa
Leia Mais
Gigante chinesa abre mais de 50 vagas em SC com salário de até R$ 10 mil
Padre “entra em campo” para acalmar os ânimos entre os candidatos à prefeitura em SC
Municípios de SC se articulam para faturar os milhões do petróleo