O Rio do Brás, em Canasvieiras, é um péssimo cartão de visitas para os turistas que começam a chegar nesta que é a temporada de verão que tem a expectativa de ser a melhor dos últimos anos. Na tarde desta segunda-feira (26) turistas que caminhavam na praia se depararam com a água escura, com cheiro ruim, e titubearam ao atravessar as águas fétidas para acessar a Cachoeira do Bom Jesus.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Turistas hesitam ao atravessar a praia em Canasvieiras com a poluição do Rio do Brás; veja:

É absolutamente lamentável que um tema recorrente ainda não foi resolvido. A barra que separava o Rio do Brás do mar rompeu na segunda-feira (19) mais uma vez. Recentemente, a Casan foi multada pela prefeitura. Mas o problema não é só da estatal, pois há o problema de ligações irregulares, cuja fiscalização é de responsabilidade da prefeitura.

Mulheres presas ficam sem remédios e juiz de SC compra do próprio bolso

Em entrevista para a colega Mayara Souto, o biólogo Paulo Horta explicou, na semana passada, porque o desembocar do rio pode ser muito preocupante na contaminação do oceano.
— O Rio do Brás representa um de muitos de nossos rios poluídos por décadas, com um saneamento básico deficitário. Com essa negligência histórica, o acumulo de contaminantes e de organismos patogênicos transformaram o rio que era fonte de vida, em fonte de problemas. Podemos [também] estar falando de diversas substâncias tóxicas que foram se acumulando no fundo do rio — comenta Horta.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (26), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, afirmou quais as providências que serão tomadas:
— Definimos há pouco, com a Defesa Civil e a Floram, ações imediatas para o Rio do Brás: 1. Manutenção da Praia de Canasvieiras / 2. Licitar manutenção e limpeza dos canais artificiais de drenagem do Papaquara / 3. Força-tarefa de fiscalização nos próximos dias contra ligações clandestinas ao longo dos canais do Papaquara / 4. Fiscalização e perícia, junto com Aresc, da Estação de Esgoto da Casan e elevatórias / 5. Monitoramento ambiental da região em intervenção— afirmou o prefeito em rede social.

É a terceira vez que o rio rompeu a barreira nessa temporada chuvosa e chegou ao mar.

Leia mais:

Por que o imposto em SC pode aumentar; entenda

A aposta do mercado imobiliário para atrair milionários do exterior

Imóvel mais desejado de SC é bem mobiliado e tem vista para o mar