Os veículos de carga que trafegam pela BR-470, entre Navegantes e Campos Novos, têm velocidade média de 29,09 km/hora. O estudo levou em consideração os 320 quilômetros do trecho e aponta que a viagem chega a levar 12 horas para percorrer todo o caminho estudado, quase três vezes a mais do que se trafegasse na velocidade média ideal de 80 a 88 km/h (total de 4h49min).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

> Com “possibilidade” de prédios com até 28 andares, prefeitura de Florianópolis recua no Plano Diretor

Esta é a informação principal que consta do estudo de impacto logístico e financeiro (identificação de indicadores de custo) do fluxo de veículos na BR-470/SC. O trabalho foi realizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul) e contratado pela Federação dos Transportadores de Carga e Logística (Fetrancesc).

O resultado da pesquisa não surpreende, mas joga luz sobre o tamanho do problema que é a demora pela duplicação da BR-470. Um custo que é pago pelo transportador e que também é repassado no valor do frete e a sociedade toda paga a conta.

Continua depois da publicidade

O tempo maior na estrada estressa o motorista, é ruim para a mobilidade urbana, são maiores os riscos de acidentes e até o meio ambiente perde com esse tempo todo de viagem.

Leia Mais:

5G no Brasil precisa superar furto de fios para manter qualidade

Lei que permite parcelamento do IPVA em SC “não pegou”

Justiça decide pela volta da cobrança do desconto de 14% de aposentados de SC

“Uber manezinho” promete ser mais barato e dar maior rentabilidade ao motorista