A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai ouvir as necessidades do setor público para definir quais são as áreas do conhecimento que necessitam de vagas sem a necessidade de prestar o exame vestibular.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A coluna informou nesta terça-feira (30) a intenção da UFSC em disponibilizar estas vagas para professores e servidores da saúde, por exemplo. É plano do novo Reitor, Irineu de Souza, em entrevista exclusiva à coluna, firmar parcerias com o Governo do Estado e prefeituras catarinenses para disponibilizar as vagas de transferência. No edital encerrado em julho, eram mais de 5 mil vagas de transferência em aberto.

A UFSC e o IFSC publicam o edital do Vestibular Unificado 2023 no dia 5 de setembro, com inscrições abertas a partir do dia 12. Além disso, duas vezes ao ano é divulgado o edital da UFSC, no qual as vagas não preenchidas pelos processos seletivos regulares são disponibilizadas para ingresso via transferência e retorno de graduados.

Portanto, o vestibular tradicional está mantido. Estas vagas citadas nesta coluna são referentes às de transferência apenas.

Continua depois da publicidade

Reitor Irineu de Souza, da UFSC
Reitor Irineu de Souza, da UFSC (Foto: UFSC/Divulgação)

Confira a entrevista com o Reitor da UFSC, Irineu de Souza:

1-O que explica esse número alto de vagas abertas de transferências?

O último edital de transferências e retornos, que disponibilizou 5.330 vagas em diversos cursos dos cinco campi da UFSC, finalizou em 29 de julho. O edital 2019/2 (pré-pandemia), teve 3.659 vagas ofertadas. Com o período de pandemia da covid-19 e, o fato de muitos estudantes também contribuírem economicamente para a subsistência das famílias, a formação superior acaba ficando em segundo plano para muitas famílias brasileiras. Esse é um reflexo que atinge todas as universidades do país, tanto públicas quanto privadas.

2-Qual o plano para preenchê-las?

A UFSC estuda opções como parcerias com outras esferas do poder público (governos estadual e municipal) e a ampliação das parcerias internacionais (convênios como o programa PEC-G, por exemplo). Todo semestre a Universidade também oferece a possibilidade de matrícula a toda a comunidade para disciplinas isoladas – ou seja, qualquer um que deseja cursar uma disciplina na UFSC pode participar e se matricular.

3- Como deve ocorrer a parceria com o poder público (Estado e prefeituras) para permitir o acesso a estas vagas?

Continua depois da publicidade

Esse modelo de parceria, se caso firmado, será construído em conjunto com o poder público de acordo com as necessidades de capacitação, formação e profissionalização dos servidores e demais interessados. São diálogos iniciais e demonstram que a UFSC está disposta a inovar para atender as demandas contemporâneas da sociedade.

Leia mais:

A difícil tarefa de achar trabalhadores para o comércio em SC

Preço do etanol em SC vai baixar em setembro

Deputado propõe projeto que dificulta prática de aborto em SC