A projeção do secretário da Saúde (SC), André Motta Ribeiro, é que o uso das máscaras ao ar livre seja liberado na primeira quinzena de novembro em Santa Catarina. A declaração foi ao programa CBN Total desta segunda-feira (25). Segundo Motta, a liberação das máscaras vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Motta explicou que o estado tem atualmente 57% da população totalmente vacinada e que já se discute a flexibilização do uso da máscara nas áreas externas quando chegamos a 65% ou 70% de imunização completa. “No atual ritmo, chegaremos a isso na primeira quinzena de novembro”.

O assunto ganhou força nesta segunda-feira (25) após a decisão da prefeitura de Criciúma de flexibilizar o uso das máscaras para quem está em dia com a vacinação. A medida vale para áreas ao ar livre.

A medida foi criticada por Motta. “Nós temos uma Lei Federal e uma Lei de Santa Catarina. Como a cidade do Rio de Janeiro e Criciúma conseguiram fazer uma legislação própria, eu desconheço.”

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (25), segundo relatou em sua coluna o colega Raphael Faraco, o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, foi questionado no Bom Dia SC, da NSC TV, sobre o decreto da prefeitura de Criciúma que autoriza os vacinados a ficarem sem máscaras em locais abertos.

– A gestão em Santa Catarina é bipartite. Temos mantido um diálogo bem transparente com os municípios. E na última reunião, quinta passada, não discutimos isso. Além do que, há uma lei federal e um decreto estadual que determina o uso. Nós já desobrigamos a medição de temperatura e vamos avançar também em relação as máscaras no melhor momento, com segurança e com uma comunicação correta – disse Macário.

Ouça a entrevista com o secretário da Saúde (SC), André Motta Ribeiro:

Leia Mais:

Vereador “lobisomem” faz vídeo em cemitério de Florianópolis e cobra contratos; veja

MDB dá recado a Moisés para focar na gestão e não antecipar eleições

Bolsonaro e Moisés: discursos diferentes com o mesmo objetivo

Moisés participa de evento com prefeitos em clima de campanha

Zara de Florianópolis terá que informar ao Procon se usou código para identificar clientes negros