Um mutirão de limpeza realizado no último sábado (18) retirou 2,5 toneladas de resíduos do Rio Camboriú, localizado nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. O evento marcou o Dia Mundial da Limpeza (World Clean up Day) e foi realizado pelo projeto Limpeza dos Mares, que ocorre desde 2014 em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Veja fotos:
“A quantidade maior do lixo estava concentrada nas restingas, locais de difícil acesso”, diz Michele Castilho, diretora do projeto. Do lixo recolhido, foram encontrados televisores, restos de geladeira, bonecas, bicicletas, brinquedos, vaso sanitário, roupas, cadeira de praia, tampa de caixa d’água, capacete, telhas, isopor, tanque de combustível de motor, grelha de churrasqueira, bombonas, chinelos, sapatos, chopeira, garrafas PET, garrafas de vidro, embalagens, latas de cerveja, de spray, de alimentos, mamadeira, chupetas fraldas descartáveis, isqueiros, entre outros objetos.
Cerca de 50 voluntários participaram desta etapa, entre Golfinhos (mergulhadores), Tartarugas (que fazem a coleta em terra) e Estrelas-do-Mar (separador e catalogadores), saíram em comboio marítimo com moto aquáticas e lanchas, subindo o rio que corta os dois municípios.
Continua depois da publicidade
O projeto Limpeza dos Mares chega a sua 26ª edição totalizando 113,2 toneladas de lixo retiradas dos mares, praias, costões, fundo do mar, encostas de rios que foram separados, catalogados e dado o destino correto.
A realização do mutirão é da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) em parceria com o poder público e empresas.
Leia mais:
SC vai ter pedágios em 24 rodovias estaduais; veja os locais
Dinheiro de SC nas BRs 470, 280 e 163 vai baixar preço do pedágio
Secretária nacional explica plano de concessões de estradas em SC