A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai buscar o governo do Estado e prefeituras e ofertar vagas ociosas aos servidores sem necessidade de prestar vestibular. A informação é do Reitor Irineu de Souza em conversa com a coluna.
Continua depois da publicidade
Vagas sem vestibular: UFSC vai ouvir necessidades do setor público para definir prioridades
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
É que a UFSC tem, atualmente, 5,3 mil vagas de transferência abertas. Estas, antes da pandemia, ficavam no patamar de 2 mil a 3 mil e houve um salto em função das dificuldades impostas pela Covid-19 (aulas suspensas e online, necessidade de trabalhar, evasão).
Agora, sob nova gestão, a ideia é preencher essas vagas justificando o alto orçamento da UFSC, com seu corpo docente qualificado e infraestrutura ociosa.
Continua depois da publicidade
Irineu disse que pretende firmar convênios com prefeituras e o Governo do Estado e abrir vagas para profissionais de saúde e educação, por exemplo.
A proposta, que ainda está sendo elaborada, quer permitir o acesso à universidade aos profissionais de enfermagem e professores. Outras categorias também podem ser agraciadas.
A medida é excelente. O servidor ganha uma oportunidade de se qualificar ou fazer outro curso, o cidadão ganha um profissional mais qualificado e a UFSC emprega toda a sua força de trabalho e sua infraestrutura sem gastar mais por isso e, tampouco, tirar vagas de outros alunos.
Existem as vagas de transferência interna (para alunos de outros cursos da UFSC), transferência externa (para alunos de outras instituições de ensino superior), retorno de graduado (para ex-alunos da UFSC e de outras Instituições de Nível Superior) e retorno de aluno-abandono da UFSC.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, as vagas não são preenchidas. A intenção, assim, com a medida, é se aproximar do poder público e oferecer o acesso aos servidores. O novo Reitor vem buscando uma aproximação com as entidades da sociedade civil organizada e maior conexão com as demandas dos catarinenses.
Em paralelo, pretende-se ampliar as vagas de moradia e bolsa estudantil, como forma de retenção do aluno e prevenir a evasão escolar.
A UFSC e o IFSC publicam o edital do Vestibular Unificado 2023 no dia 5 de setembro, com inscrições abertas a partir do dia 12. Além disso, duas vezes ao ano é divulgado edital da UFSC, no qual as vagas não preenchidas pelos processos seletivos regulares são disponibilizadas para ingresso via transferência e retorno de graduados.
Leia mais:
A difícil tarefa de achar trabalhadores para o comércio em SC
Preço do etanol em SC vai baixar em setembro
Deputado propõe projeto que dificulta prática de aborto em SC