A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá oferecer cursos de qualificação profissional para professores de educação básica de todo o Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Experimentação Remota da UFSC (RExLab) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Serão cursos gratuitos online, inéditos e com metodologia inovadora. As aulas começam em fevereiro e as inscrições serão lançadas em novembro, mas os interessados já podem preencher um formulário.
Serão três turmas com foco em práticas inovadoras de materiais educacionais de robótica na Educação Básica, na criação de materiais educacionais para Educação Básica do futuro e na aplicação de robótica na Educação Básica.
A iniciativa para a realização partiu do próprio MCTI, que procurou o laboratório após um projeto bem sucedido de gestão e disponibilização de laboratórios remotos. A proposta é trabalhar com um modelo criado e testado pelo RExLab, baseado no projeto de integração de tecnologia na educação – o Programa IntecEdu.
Continua depois da publicidade
Serão disponibilizadas 500 vagas em um dos cursos, 120 e 130, nos outros dois. O critério de seleção vai priorizar professores da rede pública que estejam na ativa e também terá um número de vagas específico para cada região.
É a universidade colaborando para resolver problemas importantes para o país. Capacitar professor da educação básica e com o uso de robótica torna a aula mais atrativa e, consequentemente, tende a apresentar melhores indicadores na educação dos jovens estudantes.
Leia mais:
Chuveiro “suja pé” de Balneário Camboriú vai mudar com nova orla
Centro de Florianópolis terá mesas de bar no lugar dos carros
TSE foi impotente na intenção de barrar fake news
O Brasil paralelo de Bolsonaro e Lula
Entidade empresarial de SC declara apoio político e alega “risco de retrocesso”