O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) terá eleição marcada pela continuidade administrativa e harmonia interna. O TCE realiza na segunda-feira (16) sessão extraordinária para eleição do presidente, do vice-presidente e do corregedor-geral para o biênio 2025-2027.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O atual comando da Corte de Contas será reconduzido, com o conselheiro Herneus De Nadal na presidência, José Nei Alberton Ascari como vice e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior como corregedor-geral para mais um mandato. É um sinal de entendimento e harmonia entre todos os integrantes do órgão.
O TCE fiscaliza 1.816 unidades gestoras. São aquelas instituições que administram recursos públicos, como, por exemplo, prefeituras, câmaras de vereadores, órgão do Estado, Assembleia Legislativa, entre outros. Atualmente, o Tribunal está priorizando investimentos em inovação, tecnologia da informação e Governança de TI. Recentemente, lançou ferramenta de inteligência artificial (IA) de última geração, o VigIA, que vai permitir a análise de todas as licitações de prefeituras e do governo do Estado antes mesmo da publicação dos editais.
Nos últimos anos, o TCE tem atuado muito de forma colaborativa e instrutiva juntos aos gestores públicos: orientando e corrigindo editais e alertando quando da necessidade de mudanças em processos, sem esquecer; no entanto, a sua missão de ofício que é julgar as contas públicas e punir desvios e fiscalizar.
Continua depois da publicidade
Leia Mais
Subnotificação dificulta combate à farra de furtos em praia famosa de Florianópolis