O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) autorizou o pedido do secretário de Saúde (SC), Aldo Batista Netto, para que o Estado faça campanha de estímulo à vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, no período de 8 de agosto a 9 de setembro deste ano. O representante do Poder Executivo fez o pedido devido ao período eleitoral e para ter segurança jurídica.
Continua depois da publicidade
Pessoas sem renda são maioria no restaurante popular em Florianópolis
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Houve empate do Pleno do TRE e o voto de minerva foi do presidente da Corte, Leopoldo Augusto Bruggeman.
A decisão impõe que a campanha de vacinação “deverá ter caráter educativo, informativo e de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, não devendo ter qualquer referência ao Governo Estadual”.
Continua depois da publicidade
A campanha de veiculação em cadeia de rádio e televisão, além das mídias sociais, é importante pois os índices de vacinação estão abaixo do esperado, em torno de 70%.
— Nós temos mais de 15 vacinas para toda população, desde caxumba até câncer de colo de útero. Duas questões são importantes. Sobre reações prejudiciais da vacina: não é verdade, elas são seguras e já está plenamente comprovado que os benefícios superam muito os riscos. Outra questão é que um grande número de vacinas poderia sobrecarregar o sistema imunológico. É uma grande falácia. Em função de fake news e campanhas antivacina, as pessoas parecem não acreditar em vacinas e fica a sensação de que as doenças não existem. Houve várias audiências nos legislativos questionando, por exemplo, o passaporte sanitário. Que estes mesmo grupos tragam o debate agora e divulguem a baixa cobertura vacinal atual e o risco de doenças que estavam erradicadas voltarem — disse Macário.
O assunto foi discutido no Conversas Cruzadas desta quinta-feira (11), ouça:
Leia mais:
Novo Centro Histórico de Florianópolis terá menos asfalto e mais paralelepípedo; veja fotos
Praça dos “sonhos” em Florianópolis engavetada há 12 anos pode sair da maquete via parceria privada
Continua depois da publicidade