Santa Catarina vai conseguir ampliar em mais de R$ 500 mil reais o orçamento para a  Saúde. Uma parceria entre a Controladoria-Geral (CGE) e a Secretaria da Saúde (SC) resultou no aumento de recursos do Ministério da Saúde para Santa Catarina por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Conhecido como teste do pezinho, o exame permite o diagnóstico precoce de uma série de doenças e condições congênitas, reduzindo a mortalidade infantil.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

 A CGE realizou uma auditoria no programa e fez recomendações, com destaque para o aperfeiçoamento na gestão orçamentário-financeira.

— A auditoria constatou que havia espaço para adequação do teto de remanejamento do Programa, tendo em vista o aumento da demanda estadual. Após a articulação da Secretaria da Saúde com o Ministério, o resultado foi a ampliação do teto em R$ 506.880,00 ao ano, a contar de dezembro de 2022 , — explica o controlador-geral Marcio Cassol. 

— Com este recurso é possível ampliar a realização do teste do pezinho que é essencial para o diagnóstico de doenças, até mesmo as raras e assim iniciarmos o tratamento precocemente — destaca a Secretária Carmen Zanotto.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

Números apontam para “mar” de turistas e temporada histórica em SC

Estrela mirim do The Voice Kids é reforço na campanha de vacinação em SC

Cidade fenômeno da valorização imobiliária em SC atrai construtoras do Brasil

Governo de SC tem plano para permutar imóveis do Estado em áreas nobres

Pomerode serve de inspiração para outras cidades no país