Entidades já defendem que a futura terceira faixa da SC-401, em Florianópolis, tenha um uso prioritário para o transporte coletivo. A rodovia é a mais movimentada das estradas estaduais. Hoje o ônibus fica “preso” junto com os carros particulares nos horários de pico com os habituais congestionamentos. Caso seja a opção por priorizar o transporte coletivo na terceira faixa o tempo de deslocamento será reduzido, pois os ônibus não ficariam mais competindo por espaço na fila. Os ônibus teriam trânsito livre com a terceira faixa só pra eles: “iriam voar”.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O governo do Estado e a prefeitura anunciaram obras. A construção da terceira faixa deve ter edital concluído somente em 2025, conforme informou o colega Ânderson Silva.
Veja fotos do projeto da SC-401
Mesmo assim, o debate sobre o uso da terceira faixa já foi tema do Conversas Cruzadas da última sexta-feira (23).
Continua depois da publicidade
Rodrigo Marques, presidente da Associação de Moradores de Jurerê (Avante), defende que não ocorra uma mudança repentina. “Precisa ser algo paulatino, não de uma hora para outra”.
Fábio Queiroz, Diretor de Turismo da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), diz que a “tendência é a priorizar o transporte coletivo como solução futura. A terceira faixa pode ser utilizada de forma híbrida”.
Esta é a mesma opinião do professor Neri dos Santos (UFSC) e integrante do Movimento Floripa Sustentável. “Uma solução intermediária seria tornar exclusiva a pista para ônibus nos horários de pico (início da manhã e fim de tarde)”
Ouça o programa
Leia Mais
Professor da UFSC apresenta programa de rádio na Europa
Continua depois da publicidade