O secretário da Casa Civil em Santa Catarina, Douglas Borba, acredita que os polêmicos 200 respiradores comprados por R$ 33 milhões e com preço acima do de mercado serão efetivamente entregues.
Continua depois da publicidade
– Eu tenho essa expectativa. A empresa fez contato e disse que vai entregar. Se fosse golpe, a empresa já teria sumido e não faria contato. Estou otimista – afirmou Douglas.
> Governo de SC cita 'contexto conturbado' e reconhece 'fragilidades' na compra dos respiradores
Sobre a crise provocada pela compra dos equipamentos, a saída do ex-secretário da Saúde Helton Zeferino, a CPI na Alesc e pedido de impeachment, afirmou que há um movimento político contra o governo:
– Tem muita gente falando do meu nome para atacar o governador Carlos Moisés. Me atacando eles atacam o Moisés. Há um movimento político para atingir o Douglas e consequentemente o Moisés. A questão política não pode se sobrepor a nossa real prioridade agora que é o enfrentamento à pandemia. As medidas que adotamos desagradaram os deputados e os empresários. Não há necessidade de se falar em impeachment se uma CPI vai esclarecer o assunto – explicou.
Continua depois da publicidade
O secretário disse que o governo é parceiro nas investigações e que procurou, no domingo, os integrantes da investigação do Gaeco para prestar esclarecimentos. Douglas disse que não foi intimado e que a iniciativa foi pessoal. Ele negou que indicou a ex-superintendente de gestão em saúde, Márcia Geremias Pauli, exonerada do cargo após a polêmica compra dos respiradores. Disse que a conheceu somente no dia 2 de abril, após a compra.
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina
Braço direito do governador, o secretário lamenta as críticas sobre pagamento antecipado dos respiradores. O fato é legal, mas o problema foi a falta de garantias para a entrega.
O governo Carlos Moisés vive um momento muito difícil. Precisa esclarecer muitos pontos ainda com relação a essa compra. O rito adotado, quem autorizou, a situação e vínculos da empresa contratada.