O milagre de natal já aconteceu em Florianópolis. A partir de hoje a tarifa no transporte coletivo está 15 centavos mais baixa em dinheiro. No cartão, o método mais usado, não mudou, mas, somente o fato de não ter sido reajustada já é vantagem ao usuário.
Continua depois da publicidade
Mas não é só isso. A prefeitura da capital anunciou, também, que não irá esperar o governo estadual e irá implementar o transporte marítimo na capital no primeiro semestre de 2020 e DE GRAÇA, pelo menos no início da operação.
De fato, tecnicamente, tanto a redução de tarifa de ônibus como o transporte marítimo e de graça encontram respaldo técnico, acadêmico e empírico.
São medidas que vão ao encontro do usuário, no sentido de estimular o incremento do uso do transporte coletivo. É o que foi feito nas cidades mais civilizadas do mundo e que são referência em mobilidade. Não há como criticar o anúncio feito pelo prefeito Gean Loureiro.
A prefeitura informa que o número de usuários do sistema aumentou em 100 mil pessoas. Algo que parece muito , mas, na verdade, representa pouco. Mensalmente, são 5,5 milhões de passageiros.
Continua depois da publicidade
Mas existem perguntas a serem feitas:
Por que isso foi feito somente agora? Por que não foi feito antes? E, o mais importante, terá continuidade?
Em resumo: as medidas estão acertadas e são excelentes, mas fazem parte, também, de uma agenda eleitoral.