Foram eleitos 213 profissionais de saúde para vereador e prefeito na região Sul em 1° turno no domingo (6), o equivalente a 1,7% dos vitoriosos na região. O resultado é um recorde, considerando os dados desde 2000, e representa uma alta de 46% em relação a 2020, quando 146 (1,1%) foram eleitos.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
O levantamento exclusivo foi elaborado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde 2000, quando 21 profissionais da saúde foram eleitos, há um crescimento consecutivo da categoria. A alta no período foi de dez vezes. Já os eleitos com nome na urna relacionados a com termos relacionados à educação no Sul somam 348.
O resultado representa uma leve queda em relação a 2020, quando 380 (2,7%) foram eleitos. Até então, considerando os dados desde 2000, foram registradas altas consecutivas. Nesses 24 anos, o crescimento da categoria foi de 225%, ou seja, mais do que triplicou.
Continua depois da publicidade
Desde 2000, as eleições atuais são a com o maior número absoluto de candidaturas de profissionais da saúde no Sul, somando 1.071 candidatos. Há 24 anos, eram 108, o que representa um aumento de quase dez vezes no período.
No mesmo período, o número de candidaturas em geral na região subiu 16,5%, passando de 69.689 para 81.227. O levantamento da Nexus mostra que o ritmo de crescimento de candidaturas de profissionais da saúde é 54 vezes mais que o ritmo de crescimento do total de candidaturas nas eleições municipais.
Já as candidaturas de profissionais da educação tiveram seu pico em números absolutos em 2020, com 3.211, o equivalente a 3,5% de todos os candidatos da região, considerando os últimos 24 anos. Entre 2000, quando havia 919 candidatos do grupo e 2024, com 2.780, as candidaturas triplicaram, o equivalente a 12 vezes o ritmo de alta das candidaturas como um todo.
No levantamento, foram usados os seguintes termos para identificar profissionais da saúde: enfermeiro, enfermeira, médico, médica, dentista, farmacêutico, farmacêutica, nutricionista, psicólogo, psicóloga, fisioterapeuta, médico da família, médica da família, clínico, clínico geral, ginecologista, psiquiatra, cirurgião, cirurgiã, angiologista, cardiologista, geriatra e neurologista.
Continua depois da publicidade
Já para identificar profissionais da educação, foram usados os termos: professor, professora, prof., profa., educador, educadora, pedagogo, pedagoga, coordenador pedagógico, coordenadora pedagógica, gestor escolar, gestora escolar, secretário escolar, secretária escolar, administrador escolar e administradora escolar.
Leia Mais
Tucana volta à Câmara com foco em infraestrutura e aposentadoria
Moradores de Florianópolis são os mais fiéis aos seus bairros