A subnotificação é uma barreira no combate à farra de furtos registrada no final de semana na praia da Joaquina, no Leste da Ilha, em Florianópolis. A coluna mostrou, com fotos, que de quinta-feira (5) a domingo (8) houve furto em vários veículos estacionados na Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, que é a estrada geral que vai dar na praia.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os estilhaços na via e nas dunas são um perigo para moradores e turistas. Além da sensação de impotência para quem volta para pegar o carro e verifica o dano no seu patrimônio. 

FOTOS: Bandidos estouram vidros dos carros na Joaquina

Há apenas um registro de furto em carro no local no dia três de agosto, mais de um mês antes dessa nova onda criminosa na região. No final de 2023 a coluna já havia registrado ação semelhante da bandidagem. Na ocasião, o marginal foi preso.

Continua depois da publicidade

A Polícia Civil (PCSC) informa que “todos os registros de crimes recebidos serão investigados para que os casos sejam esclarecidos e os responsáveis apontados”.

Entretanto, lamenta-se que não houve nenhum Boletim de Ocorrência (BO) registrado por parte das vítimas desde a última quinta-feira, quando os casos foram concentrados. Talvez as vítimas não registrem o BO pois não acreditam no resultado das investigações. 

Neste sentido, é importante frisar que os BOs são fundamentais para as polícias identificarem a mancha da criminalidade por regiões e estabelecerem  um plano de ação baseado em estatística, o que aumenta a chance de resolubilidade dos casos.

Leia Mais

Apartamento sem garagem é a nova “sensação” em Florianópolis

As lojas que mais “bombam” em SC no mercado bilionário de franquias