Está em andamento uma pesquisa em Santa Catarina para estudar e desenvolver um kit de conversão de veículos convencionais para elétricos. O estudo é fruto de um projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com apoio da Celesc e Polo Embrapi (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e conduzido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis (Mauro Ramos).
Continua depois da publicidade
>Reitoria da Udesc muda para prédio de R$ 79 milhões até o final do ano
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Há uma lei de incentivo à pesquisa em que as concessionárias de energias são obrigadas a destinar 2% do faturamento para pesquisa. O edital vencido pelo IFSC é de 2019. São quatro carros em que os pesquisadores estão testando baterias elétricas. Dois com tecnologia nacional e dois importados.
> Pedágio subsidiado é alternativa para obras atrasadas em SC
Continua depois da publicidade
O engenheiro mecânico Erwin Werner Teichmann é professor e pesquisador do IFSC e participa do projeto. Ele explica que o objetivo é desenvolver um kit de conversão, incluindo o teste de uma bateria que se consiga carregar em menos tempo.
— Nós queremos testar o desempenho desses carros com essas baterias e buscar uma alternativa. Atualmente, uma bateria dá em média de 400 a 500 quilômetros de autonomia ao carro e leva duas horas para carregar. Nós queremos quebrar esse paradigma indo no sentido contrário: menos bateria irá reduzir o preço da conversão. Queremos uma velocidade de carregamento de seis minutos e com 120 quilômetros de autonomia — explicou.
Começou nesta terça-feira (26) e vai até sábado (30) a I Semana da Mobilidade em Florianópolis e São José, com dois eventos.
É o 4º Mobisul – Congresso Internacional de Mobilidade, no centro de eventos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Continente, em Coqueiros e a 1ª Feira de Veículos Elétricos e Híbridos de Santa Catarina no MundoCar Mais Shopping (VEX). Os eventos terão diversas atividades conjuntas, desde a inauguração da 3ª maior usina solar de Santa Catarina no IFSC, palestras, congressos e workshops.
Continua depois da publicidade
A principal atividade conjunta será a Parada da Mobilidade, no sábado, a partir das 8h. Uma carreata de veículos elétricos sairá perto das 9h do Iate Clube de Florianópolis até o MC Eventos, junto ao Mundo Car Mais Shopping, atravessando a ponte Hercílio Luz.
Leia Mais:
Florianópolis concentra mais da metade dos roubos em 2% da cidade
Transporte elétrico é a nova “aposta” da Grande Florianópolis em Semana de Mobilidade
Lixo toma conta de campus da UFSC após festa com promoção de cachaça
Fotógrafa registra cores que iluminam Florianópolis e imagens fascinam; veja galeria