O Sistema Acafe ganhou um importante reforço na defesa de uma das principais bandeiras de campanha do então candidato Jorginho Mello – o programa Faculdade Gratuita. Está previsto para o próximo dia 29 de março, às 10 horas, na Assembleia Legislativa, a instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. O grupo será coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) – proponente da iniciativa — e envolverá outros 25 parlamentares signatários.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Fórum terá a finalidade de apoiar o fortalecimento deste modelo comunitário, disseminar informações sobre os serviços prestados pelas 14 instituições que compõem o Sistema Acafe e defender seu legado no desenvolvimento de Santa Catarina nos últimos 50 anos.
— Este é um modelo bem-sucedido, que precisa prosperar e continuar gerando oportunidades. Vamos trabalhar aliançados com as instituições para que isso aconteça Este é um modelo bem-sucedido, que precisa prosperar e continuar gerando oportunidades. Vamos trabalhar aliançados com as instituições para que isso aconteça — afirma Napoleão.
O Fórum irá percorrer, inicialmente, 12 cidades em todas as regiões do estado, na promoção de um debate junto à comunidade acadêmica, sociedade civil organizada e os catarinenses.
Um dos temas que deverão pautar o início dos trabalhos é o Programa Faculdade Gratuita.
O Projeto de Lei deverá ser encaminhado à Alesc nos próximos dias. O Faculdade Gratuita será implementado no segundo semestre de 2023.
Continua depois da publicidade
O Fórum formado na Alesc é um novo componente na disputa entre o Sistema Acafe e as faculdades particulares. A Associação das Mantenedoras Particulares de Ensino Superior de Santa Catarina (Ampesc) defende que o aluno tenha liberdade de escolher onde deseja estudar.
Leia Mais:
O apelo dos novos deputados de SC a Alckmin
Beira-Mar Norte em Florianópolis tem águas “misteriosas”; entenda