Os servidores de São José, na Grande Florianópolis, terão reajuste salarial de 9,32% retroativo aos salários de abril, pagos em maio deste ano. A proposta foi aprovada em segunda votação na Câmara de Vereadores, por unanimidade, nesta quarta-feira (1). A porcentagem fixada corresponde a 100% da inflação apurada pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, entre 1° de maio de 2019 e 30 de abril de 2021.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O período foi de dois anos por conta da lei federal que impede o serviço público de reajustar salários, em função da pandemia do coronavírus. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sintran) recorreu à Justiça e obteve uma liminar, suspendendo os efeitos da lei federal e garantindo ao município a possibilidade de propor a lei na Câmara e fazer a revisão.
O prefeito pretende sancionar imediatamente a lei para que os novos valores sejam praticados já na próxima folha de pagamento.
O Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Alexandre de Moraes, deixou claro que a Lei Complementar 173, de ajuda aos Estados e municípios, impede inclusive a reposição da inflação do período.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
Extração de petróleo mais próxima de SC ficará a 90 km do litoral
Exploração de petróleo em SC tem sete empresas na disputa; veja quais
Estiagem em SC: racionamento de água é descartado
Governo de SC vai lançar edital para construção de túnel entre a Serra e o Sul
“Via marginal é subaproveitada”, diz PRF sobre proibição de motos na BR-101