Santa Catarina terá a Cidade do Conhecimento inspirada em Israel. O projeto se desenvolve em Criciúma, no bairro Universitário, e tem a liderança da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), instituição de ensino filantrópica e comunitária formada e mantida pela indústria carbonífera há 63 anos. O projeto já recebeu R$ 1,5 milhão da SATC e dos parceiros do segmento empresarial e pretende criar não apenas um distrito de inovação, mas uma ‘cidade’ inovadora.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A consultoria israelense BaseCamp foi contratada. Ela é responsável pela criação e desenvolvimento do ecossistema de Beer-Sheva. O parque tecnológico israelense começou a ser feito em 2013 e hoje reúne mais de 3 mil pessoas, morando e trabalhando no espaço.
Agora, no dia 9 de março, a BaseCamp entrega a conclusão do seu diagnóstico, onde apurou que há todas as condições para fomentar o ecossistema de inovação em Criciúma, seguindo com a Cidade do Conhecimento, já que há capital humano, instituições de ensino, segmento empresarial forte e interesse coletivo para dar continuidade ao projeto.
Essa é uma das ações do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina, que envolve a pesquisa e o desenvolvimento de ações a médio e longo prazo para redução na emissão de CO2 e mudança do modelo econômico da região, preservando a economia e os empregos.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda etapa, que começa agora, já será iniciada a construção do novo prédio da Cidade do Conhecimento, a partir de projeto que foi escolhido em um concurso com arquitetos de todo o país. Um edifício pensado de forma sustentável, com eficiência energética e baixo carbono. Junto, o concurso também envolveu a criação de uma passarela unindo esse novo prédio e o centro de eventos AM Master Hall, passando sobre a rodovia Antônio Just.
Leia Mais:
Fundação de Cultura de SC não será palanque da direita, afirma novo presidente
Guarda-vidas é agredido em praia de nudismo em Florianópolis