A proposta do orçamento da União apresentada pelo governo federal ao Congresso Nacional prevê uma redução de 33,7% de recursos para estradas em Santa Catarina. Enquanto o valor de 2022 ficou em R$ 179.057.781,00, o valor para 2023 está em R$ 118.676.238,00.

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Os valores previstos são:

  • Adequação de Trecho Rodoviário – São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul – na BR-280/SC – R$ 41.900.000,00
  • Adequação de Trecho Rodoviário – Navegantes – Rio do Sul – na BR470/SC- R$ 58.000.000,00
  • Construção de Trecho Rodoviário – Timbé do Sul – Divisa SC/RS – na BR-285/SC – R$ 312.937,00
  • Adequação de Trecho Rodoviário – Florianópolis – São Miguel do Oeste – na BR-282/SC – R$ 7.573.083,00
  • Adequação de Trecho Rodoviário – São Miguel do Oeste – Divisa SC/PR – na BR-163/SC – R$ 10.890.218,00

As Brs 477, 153, 158, 283, 475 e 285 não receberam nenhum recurso.

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— Esta situação dos recursos para SC é sempre debatida quando do envio peça orçamentária para Congresso, neste ponto é que temos errado como Estado da Federação, a articulação tem que ocorrer antes, com inteligência de dados, estruturação de projetos e articulação política. Temos que encerrar esta fase amadora em que nos encontramos e avançar para casa do profissionalismo juntamente com nossa força econômica e política. Em suma, é um tripé: dados, articulação e política que fará mudar o atual cenário de participação dos recursos do nosso Estado — disse Adriano Ribeiro.

Agora é a hora do Fórum Parlamentar catarinense mostrar sua força e buscar a reversão dessa falta de reciprocidade tributária da União com Santa Catarina. Rodovias sem manutenção significam mais risco ao usuário, perda de competitividade e mais gastos futuros em obras de infraestrutura.

A coluna procurou o DNIT em Santa Catarina que se manifestou em nota:

A superintendência do DNIT em SC é responsável pela parte de execução, operação, fiscalização, entre outras atribuições técnicas da infraestrutura federal. A parte de orçamento é controlada em Brasília, pelo Ministério da Infraestrutura.

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