A Casan já poderia ter terminado a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Tavares, em Florianópolis. Tem o recurso garantido do financiamento da Caixa, 70% da obra física estão concluídos, mas a orientação é não acelerar pois não se sabe, ainda, para onde será lançado o efluente tratado.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Primeiro seria no próprio Rio Tavares (o Ministério Público Federal interveio), depois surgiu a proposta do emissário submarino (moradores do Novo Campeche protestaram) e, agora, o plano é lançar na Baía Sul, via bairro Saco dos Limões.

O Instituto de Meio Ambiente (IMA), solicitou estudo sócio-ambiental, que começou em outubro e terá seis meses para ser concluído. Sem ter a certeza se, de fato, o efluente tratado será encaminhado à Baía Sul, a Casan ainda não iniciou a compra das máquinas pois precisa saber, antes, que tipo de equipamento irá precisar.

Enquanto isso, o Sul da Ilha não possui nada de tratamento de esgoto. A ETE do Rio Tavares é uma novela com mais de dez anos e ainda de final incerto.  A incapacidade da sociedade chegar em consenso junto com a letargia da máquina estatal resultam no atraso e na demora de entregar serviços essenciais à população.

Continua depois da publicidade

Portos

Emanuel Silveira Jorge, gerente operacional da Portonave, em Navegantes, disse em entrevista ao programa Conversas Cruzadas da CBN Floripa, que há risco de perder contratos no futuro caso não ocorra avanço em logística e infraestrutura em Santa Catarina. A Portonave bateu recorde de movimentação de contêiner na última semana. Foram 3308 em 24 horas. Poderia chegar entre 3500 e 3800 em caso de acesso mais facilitado, principalmente pelas BRs 470 e 101.

Mais uma vez, governantes esperam o colapso acontecer para pensar no que fazer. Atuamos sempre de forma reativa. Junte-se a isso a incompetência, falta de equipe e aparelhamento político das agências reguladoras e o resultado é, também, ruim para a sociedade.

Leia Mais

MP investiga overbooking no estacionamento do show de Paul McCartney em Floripa