A Associação Brasileira de Cannabis Medicinal (Santa Cannabis) conseguiu na Justiça Federal o direito de plantar maconha para fins terapêuticos com o uso do óleo de cannabis. A decisão ocorreu na sexta-feira (17) de carnaval.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A medida é resultado de uma ação civil pública em um processo com mais de três anos de duração. A sentença teve parecer favorável do Ministério Público Federal. Atualmente, a Santa Cannabis já atende 3500 pacientes em Santa Catarina.
A advogada e vice-presidente da organização, Raquel Schramm, explica que, agora, a partir da decisão judicial, a instituição terá que cumprir uma série de regras estabelecidas pela Anvisa no processo de plantio, para facilitar o controle e combater desvio de função.
O cruzamento de dados oficiais mostra que hoje 187 mil pacientes no País fazem uso medicinal da planta, sendo 6,8 mil em Santa Catarina, segundo o Anuário da Cannabis no Brasil. No entanto, o dado é considerado subnotificado, e a estimativa é que possam haver até um milhão de pacientes no Brasil e até 20 mil aqui no Estado, pois muitos pacientes têm acesso ao tratamento por vias alternativas, como a judicial, que muitas vezes não integram as estatísticas oficiais.
Continua depois da publicidade
Muitos dos processos são sigilosos por envolver menores de idade, para proteção dos dados médicos pessoais ou porque houve autorização para o cultivo próprio para fim medicinal, requisitado por pacientes para reduzir os custos do tratamento.
A eficácia do canabidiol (CBD), óleo extraído da maconha, já foi comprovada para o tratamento da epilepsia.
O assunto foi discutido no Conversas Cruzadas da CBN Floripa, ouça:
Leia Mais:
Cannabis será tema de evento promovido pela OAB de SC
SC terá Cidade do Conhecimento inspirada em Israel
Fundação de Cultura de SC não será palanque da direita, afirma novo presidente
Guarda-vidas é agredido em praia de nudismo em Florianópolis