É emocionante o engajamento de Santa Catarina para ajudar as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. A rede de solidariedade é nacional, mas a proximidade geográfica faz com que a força tarefa dos catarinenses seja enorme.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Envolve todos os Poderes, a sociedade civil organizada, órgãos públicos, prefeituras, entidades, empresários e um exército de voluntários. É bonito de ver. Toda a ajuda importa.

Todos os donativos recolhidos em doações precisam chegar até o destino certo. Aí entra o papel fundamental dos transportadores de carga.

Devastação provocada pela enchente no Rio Grande do Sul

Continua depois da publicidade

Mais de 150 caminhões e carretas de empresas do setor do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) de Santa Catarina já se deslocaram para o Rio Grande do Sul levando donativos para as vítimas das enchentes. A Fetrancesc, por meio de seus 13 sindicatos, mobiliza os associados em todas as regiões do estado para que disponibilizem os veículos e façam a logística das entregas das doações catarinenses. Estima-se que mais de quatro mil toneladas de doações já tenham sido levadas ao estado gaúcho nesses caminhões. 

— O caminhão é uma peça fundamental nessa rede de solidariedade. Temos veículos cheios saindo diariamente dos quatro cantos de Santa Catarina levando esperança e um pouco de conforto aos nossos vizinhos — afirma o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider.

O TRC de SC está atuando em duas frentes: uma imediata, que já está acontecendo, com carretas carregadas com cestas básicas, itens de higiene pessoal e limpeza e roupas de cama indo diariamente para o RS. E outra frente está voltada à reconstrução, com uma campanha para arrecadar recursos via pix junto aos sindicatos e empresários do setor. O montante será direcionado para quem está voltando para casa ou precisando construir uma nova moradia. Será possível comprar móveis, eletrodomésticos e materiais de construção.

A Fetrancesc também mantém contato com o SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Rio Grande do Sul) para que os donativos cheguem para quem realmente precisa. 

Continua depois da publicidade

Pontos de coleta no Sest Senat

Nessa rede de apoio, também há locais para coleta das doações. O Sest Senat colocou pontos de recebimento em todas as suas 13 unidades em Santa Catarina. Para doar, basta ir até as unidades em Blumenau, Catanduvas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages, Rio Negrinho, Três Barras e Videira.

Leia Mais

Consumidor de SC é enganado com mel falsificado; saiba como identificar

Craque de título histórico do Grêmio doa 500 mil litros de água para o RS

Gigante do varejo de SC doa colchões aos gaúchos vítimas da enchente