Santa Catarina é o décimo estado brasileiro a aderir à Definição de Antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA). O governador Jorginho Mello (PL) assinou a adesão nesta quinta-feira (10) em ato que contou com representantes da comunidade judaica. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Participaram o  diretor executivo da Confederação Israelita do Brasil ( CONIB), Sergio Napchan, o cônsul Rafael Erdreich, a presidente da Associação Israelita Catarinense (AIC), Denise Pizelman, o ativista Livio Charach e Paulo Bornhausen, secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos.

Sergio Napchan presenteou o governador com o livro “Entre a Luz e as Trevas”, de Claudio Lottenberg, presidente da CONIB, e destacou a importância da educação como forma de combater o antissemitismo e a negação do Holocausto.

Embora não tenha efeito juridicamente vinculativo, a adesão ao documento serve como importante balizador para que governos, autoridades e a sociedade em geral entendam e identifiquem casos de antissemitismo, que crescem em ritmo preocupante no País, como revelado em recente levantamento da Confederação Israelita do Brasil ( Conib), em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).

Continua depois da publicidade

Dados recentes da CONIB, em colaboração com a Fisesp, revelam um aumento alarmante de quase 600% nas denúncias de antissemitismo no país desde o início do conflito entre Israel e Hamas em 7 de outubro.

Além de Santa Catarina, já aprovaram o Termo de Adesão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Roraima, Rondônia, Amazonas e o Distrito Federal.

Mais de 40 países já aderiram à definição de antissemitismo da IHRA, entre eles Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Panamá, Colômbia e Guatemala.

Nas Américas, além da Argentina, aderiram ao documento os Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Panamá, Colômbia e Guatemala. O Brasil, como membro observador da IHRA, participa deste movimento global, que visa fortalecer a luta contra a discriminação e promover a paz e a tolerância em nível internacional.

Continua depois da publicidade

De acordo com a definição da IHRA, “o antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que se pode expressar como ódio em relação aos judeus”. “Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas”. Negar a existência do Holocausto, fazer denúncias mentirosas e estereotipadas sobre os judeus, considerar os judeus coletivamente responsáveis pelas ações do Estado de Israel são alguns dos exemplos práticos do documento.

Leia Mais

Pista de kart abandonada em Floripa irá para concessão

Praia famosa de Florianópolis terá ampliação de local badalado

Gigante do atacarejo de SC faz investimento milionário e projeta expansão