A salada sumiu da merenda escolar do Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Itaum, em Joinville, ou foi substituída por outro alimento. Esta é parte das observações de uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizada nesta segunda-feira (11) após manifestações de pais e alunos insatisfeitos junto à Ouvidoria-Geral do Estado.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

​> Quem são os responsáveis pela favelização dos Ingleses, em Florianópolis

“Somente no último mês, conforme apurado, em torno de 1.300 refeições foram glosadas pela Secretaria da Educação (SED-SC), ou seja, apresentaram algum tipo de divergência com o cardápio e, por isso, foram retiradas da lista de pagamentos da terceirizada. 

Durante a visita dos auditores, por exemplo, o primeiro horário de almoço, com 9 turmas, foi servido com substituição de item do cardápio na salada e, no segundo horário de almoço, com outras 10 turmas, já não havia salada alguma para servir.”, disse o auditor André Rezende, que coordenou a auditoria.

Continua depois da publicidade

Com a oferta de refeições em três turnos, o CEDUP de Joinville oferece cursos de ensino médio e ensino técnico profissionalizante para cerca de 1600 jovens e adultos. Durante a visita, os auditores da Gerência de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos (GEACI/AGE) verificaram os procedimentos de entrega, acondicionamento, preparo — incluindo qualidade e quantidade, e distribuição da merenda aos alunos. Um relatório técnico será elaborado sobre as condições encontradas e o cumprimento das bases estipuladas em contrato.

Muito importante o trabalho realizado pela CGE. O controle interno quando está habilitado, capacitado e com infraestrutura e autonomia para exercer o seu ofício, traz resultado para os cofres públicos. Há mérito no governo catarinense na criação da CGE, pois qualifica o gasto do dinheiro público. Investir na CGE é gerar economia na gestão. 

Leia Mais:

Residentes em Saúde entram em greve em Florianópolis

Quem é o corretor de SC premiado entre líderes mundiais do mercado imobiliário

Sereia da Lagoa da Conceição será “expulsa” por conta de obra em Florianópolis