São quatro prefeituras de Santa Catarina que não possuem o sistema integrado com a Junta Comercial (Jucesc) de Santa Catarina. Ermo, Calmon, Aurora e São José têm sistemas analógicos para a abertura de empresas, enquanto que 291 prefeituras já estão com sistema digital conectado à Jucesc.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Um ambiente convidativo e simplificado é um critério importante para atração de empresas e, consequentemente, geração de emprego e renda. Depois, os prefeitos reclamam de queda de arrecadação e não sabem o porquê. A prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, já providenciou a parceria com a Junta Comercial através da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, liderada por Marcelo Fett.
— A importância da integração com os municípios se traduz, fundamentalmente, em agilidade na abertura de empresas. Hoje a Jucesc 100% digital está integrada com 292 municípios, considerando que São José já está em fase de análise técnica. Em 2020 a capital Florianópolis começou a trabalhar integrada com a Jucesc e imediatamente passou a ser uma das cidades mais rápidas na constituição de novos empreendimentos. Simplificação, celeridade e segurança para os empreendedores é o resultado direto do trabalho de integração com os municípios e, também, a preparação adequada para a implantação do programa de governo, SC Bem Mais Simples. Através desta ação, órgãos de licenciamento e autorização de funcionamento também estarão, assim como os municípios, totalmente integradas ao sistema da Jucesc — diz o presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs.
Alguns números de 2020 são reflexo, entre outros fatores, do ambiente de negócios favorável e da inovação implantada pela Jucesc. São 956.648 empresas ativas no Estado. No ano passado, foram abertas 166.539 e 51.465 fecharam as portas. Há, portanto, um saldo de 115.074 empresas em 2020.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Projeto de lei inviabiliza a volta às aulas em Santa Catarina
Carne vencida virava espeto corrido em churrascarias de SC, diz polícia
Casal é preso após abandonar criança em carro para “bater fotos e passear”