Os bombeiros devem ampliar as praias com a presença de guarda-vidas durante o ano todo. Atualmente, a maioria recebe o serviço de salvamento e orientação somente no verão. Praias como a Central, em Balneário Camboriú, e da Joaquina, em Florianópolis, já possuem os profissionais de salvamento durante os 365 dias. A ideia é ampliar o serviços para outros locais.

Continua depois da publicidade

Segundo o comandante da 1ª Região do Bombeiros, Cesar Assumpção Nunes, locais como Barra Velha, Itapema, Prainha (São Francisco do Sul), Brava (Itajaí), Piçarras, Palmas (Governador Celso Ramos), Campeche e Canasvieiras (Florianópolis), Guarda do Embaú (Palhoça), Praia Central (Garopaba) e Mar Grosso (Laguna) deverão ter guarda-vidas durante o ano todo. O projeto está sendo finalizado pela instituição.

— O governador Carlos Moisés nos encomendou esse estudo e é nisso que estou trabalhando. Vamos ver o quanto que vai custar — Explica Nunes.

Os bombeiros irão criar uma instrução normativa para tentar evitar mortes por afogamentos no mar, rios, lagoas, açudes e cachoeiras em Santa Catarina. Neste final de semana um jovem morreu afogado na Lagoa dos Esteves, no sul do Estado. O local era desprotegido de guarda-vidas e em frente uma área privada.

— A nossa ideia é criar novas regras para estes locais sem guarda-vidas e em frente à associações, clubes e propriedades privadas em que as pessoas costumam se banhar. Precisamos de boias, placas que informem das condições e do perigo para conscientizar as pessoas — afirma Cesar Assumpção Nunes.

Continua depois da publicidade

Escute a entrevista com o comandante da 1ª Região do Bombeiros, Cesar Assumpção Nunes: