Após ser considerada a pior rodovia do Brasil em estudo nacional realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a BR-163 em Santa Catarina começou a receber nesta quarta-feira (11) a pavimentação em concreto da pista principal, em São José do Cedro, na altura do km 97.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A estrada é fundamental para o agronegócio no Extremo-Oeste catarinense por servir ao transporte de cargas e insumos. A CNT, em seu estudo, rodou 109.103 quilômetros em todo o país e o trecho catarinense foi considerado péssimo.
A BR-163 liga São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira, município que faz divisa com o Paraná e fronteira com Bernardo de Irigoyen, que pertence à Argentina. O trajeto tem 59 quilômetros.
O pavimento, atualmente em asfalto, será todo coberto por concreto (pavimento rígido), o que traz ganhos de durabilidade e segurança para uma rodovia marcada pelo grande fluxo de carretas de transporte de grãos.
Continua depois da publicidade
A escolha pelo concreto se deu justamente pela BR-163/SC ser um corredor logístico de insumos para o agronegócio.
A aplicação do novo pavimento vai ocorrer com uma técnica inovadora: whitetopping, em que o concreto é lançado diretamente sobre o asfalto, utilizando-o como base.
Anteriormente, o DNIT já concluiu o viaduto de acesso a São José do Cedro, a rótula de acesso ao município de Princesa, e a construção de ruas laterais ao longo da rodovia.
Novo fluxo de trânsito
Durante o dia, o trânsito será interrompido totalmente (em ambos os sentidos) por duas horas para que a pavimentação seja aplicada. Após este período, o tráfego será aberto em meia-pista, no sistema ‘pare e siga’, até zerar a retenção de tráfego.
Continua depois da publicidade
Com o fim da retenção, a rodovia volta a ser completamente interditada por mais duas horas para sequência das obras. Depois, há nova execução de ‘pare e siga’ em meia-pista até que a retenção de veículos seja novamente zerada. O trabalho segue nesta alternância diariamente das 7h às 18h.
À noite, não haverá obra, mas, devido à necessidade de secagem do concreto aplicado, o tráfego seguirá em meia-pista e no sistema ‘pare e siga’.
Os trabalhos serão diários e vão avançando ao longo da rodovia. O sistema ‘pare e siga’ seguirá sendo executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem – inclusive aos finais de semana.
A obra de adequação de capacidade da BR-163/SC tem prazo de execução para o segundo semestre de 2022.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo
Leia mais:
Alta do diesel inviabiliza ônibus para trabalhadores da indústria de SC, diz associação
Congresso articula relaxar fiscalização do gasto bilionário do Fundo Eleitoral
Transportadores de Carga repudiam alta no diesel: “Vai parar na mesa do consumidor”