A Controladoria-Geral do Estado (CGE) enviou orientações a todos os órgãos e entidades do governo para que façam um diagnóstico do seu nível de vulnerabilidade em relação à corrupção. A autoavaliação é feita por uma plataforma on-line chamada e-Prevenção, que permite evidenciar os pontos mais suscetíveis a falhas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
“A proposta se restringe à prevenção, não há caráter punitivo. A partir da autoavaliação será possível estabelecer planos de ação e implementar sistemas de controle que vão mitigar os pontos sensíveis identificados nos órgãos e entidades, reduzindo a possibilidade da prática de atos de corrupção e fraudes”, afirma o auditor interno Cícero Barbosa, Corregedor-Geral do Estado.
> Motorista bate forte BMW, destrói carro e parte coqueiro ao meio em Florianópolis; veja vídeo
Ele ressalta também que tanto o relatório de autoavaliação quanto o plano de ação gerados pelo e-Prevenção não serão divulgados e servirão como subsídio para medir no âmbito da administração pública a evolução das organizações na adoção de medidas de prevenção à corrupção.
Continua depois da publicidade
> Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos
A ação faz parte do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que envolve gestores e controladores de todos os poderes e tem o apoio do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União.
Leia Mais:
Almoço entre secretário de Moisés com Pinho Moreira tem eleições 2022 no cardápio
Mulheres que atuam no mercado imobiliário em SC são vítimas de assédio sexual e moral, aponta Creci
Impasse na reforma da previdência em SC é reflexo de decisão política do governo federal
SC acerta em reduzir distanciamento entre alunos e seguir OMS
Entenda o que é o “delay” da vacina para Covid-19 em SC
SC destrava R$ 10 bi em empreendimentos após licenciamento ambiental; saiba onde